Persistência, confiança, atitude, criatividade, disposição para enfrentar mudanças, carisma, capacidade de lidar sob pressão e espírito arrojado e inovador são características encontradas em um empreendedor. Todas essas qualidades foram confirmadas também em uma pesquisa conduzida pela FNQ, PEGN e Omni Marketing com mais de 3.000 empreendedores brasileiros. De acordo com os dados, no entanto, quando questionados a citarem as suas três principais características, apenas 4% acreditam possuir formação específica em gestão de empresas e 8% disseram ter conhecimento em gestão e finanças. Outro dado relevante do estudo é o fato de 33% dos empresários não elaborarem um planejamento estratégico para sua empresa.
Por outro lado, quando pesquisamos as empresas já estabelecidas no mercado, os resultados trazem dados positivos do ponto de vista da preocupação com a gestão. Constatou-se em um estudo, realizado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e pelo Sebrae, com empresários participantes do Prêmio MPE Brasil, que aspectos como planejamento, gestão de pessoas, inovação e análise de mercado estão na lista de preocupações de líderes e empreendedores. De acordo com as informações dos entrevistados, 62,6% dos entrevistados afirmam que fazem planejamento estratégico e 74,3% dos respondentes medem os resultados alcançados.
Por mais otimista que o empreendedor possa ser, se não há preocupação com a construção de uma gestão sistêmica, é possível que haja impacto no futuro do seu negócio, ocasionando inclusive no fechamento de empresas. Instituições que não se preocupam com a melhoria da gestão de seus negócios estão sujeitas a perderem mercado para a concorrência e até encerrar o negócio. Para reverter este cenário, o empreendedor deve estruturar um modelo de gestão adaptado à sua realidade, a partir da identificação seus pontos fortes e oportunidades de melhoria. Esse processo funciona como um aprendizado, já que ele passa a entender quais são as direções a serem seguidas e promover mudanças e aprimoramentos quando necessário e de forma mais ágil.
Conhecer e ouvir seus clientes; preocupar-se com o meio ambiente e ter uma atitude socialmente responsável; ter a melhoria contínua como meta; estabelecer sua missão, visão e valores; possuir um planejamento estratégico; cuidar da gestão das pessoas; promover a qualidade de vida; investir na inovação; estabelecer indicadores e metas e fazer o controle financeiro são premissas de todo empreendedor na condução do seu negócio. Além de fazer acontecer e de possuir uma atitude confiante, todo empreendedor deve buscar a excelência da gestão, não só em benefício próprio, mas também para gerar valor para o Brasil. Mais do que desempenho financeiro favorável, as empresas que adotam um programa de excelência da gestão são capazes de ver sua administração evoluir não mais de forma fragmentada e sim de maneira sistêmica e integrada. Embora a trajetória rumo ao sucesso seja um desafio, o aperfeiçoamento da gestão não é tarefa apenas das grandes organizações ou das empresas solidas no mercado. Investir em qualificação e na sua gestão desde o início do seu negócio é fator-chave para o sucesso e garante a perenidade do seu negócio no longo prazo.
por Jairo Martins
Fonte: Administradores
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