segunda-feira, 25 de março de 2019

Gestão de custos no setor açougue de uma cooperativa de consumo

Este estudo foi desenvolvido no quarto trimestre de 2010 em uma cooperativa de consumo, setor açougue, localizada em Santa Maria/RS, Brasil. O estudo descritivo apresenta-se com abordagem quantitativa e tem como objetivo principal determinar por meio de um método de custeio específico o custo dos produtos vendidos no setor de açougue. Para determinar o custo das mercadorias compradas para revenda foi utilizado o custo médio e para alocação dos custos conjuntos aos co-produtos (produtos oriundos de uma mesma matéria-prima) foi utilizado o método do valor de mercado. Os demais custos como depreciação, manutenção, energia elétrica, materiais diversos e o restante da mão de obra que não foi incluído como custo de desossa foram rateados aos produtos pelo volume produzido. O método do custeio utilizado foi o custeio por absorção. O custo de compra dos cortes de carne ovina apresentou pouca variação entre os três meses analisados como também nos tipos de corte. Porém, no custo de compra da carne bovina foi considerada variação tanto entre os meses como nos tipos de corte. Os produtos tipos agulha, paleta, ponta de peito e osso buço bovinos e a linguiça suína apresentaram margem bruta negativa, cabendo a entidade estudar a melhor maneira de precificar suas vendas, bem como melhorar os controles dos gastos com vistas a apurar de forma mais precisa os custos de seus produtos.

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Andréa Oliveira da Silveira, Ana Paula Meneghetti Borges, Maria Dolores Pohlmann Velasquez

Fonte: Abcustos

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