terça-feira, 23 de junho de 2015

23/06 Quando operar com estoque alto

Embora o ideal para os supermercados seja ter estoque alinhado com as vendas, algumas situações podem tolerar um nível acima do razoável. Veja o que deve ser analisado 

Operar com níveis de estoque ajustados à demanda é o que toda rede deve perseguir. Mas há situações em que um nível maior pode ser aceitável. O grande desafio é saber exatamente quando assumir o risco de elevar o estoque e como calcular se o custo da mercadoria parada compensa financeiramente.

Segundo Frederico Perdigão, consultor-sócio do Instituto Aquila, o estoque alto se justifica quando o custo da estocagem é menor do que as vantagens obtidas na negociação com o fornecedor. “Nesse caso, é preciso calcular o valor dos benefícios adquiridos com o aumento dos prazos de pagamento, descontos e acordos comerciais concedidos devido ao aumento do volume de compra”, afirma o especialista. Por exemplo: se a rede, ao comprar maior volume, consegue dez dias de prazo de pagamento além do normal, ela deve avaliar se o ganho ao destinar o dinheiro à aplicações financeiras será maior do que o custo do capital parado. O cálculo deve ser feito sempre em valores atualizados. “Os compradores precisam ser treinados para compreender a situação e realizar uma simulação financeira antes de tomar a decisão de estocar além da demanda”, diz Perdigão. “No entanto, na maioria das empresas a rotina do setor de compras consome todo o tempo dos gestores e, como consequência, os compradores acabam não recebendo um treinamento adequado”, completa.

Outra análise que deve ser feita pelo supermercadista é o das perdas que podem ocorrer durante o período em que a mercadoria ficar estocada. Sérgio D'Ávila, diretor de varejo e consumo da PwC Brasil, explica que podem haver quebras por vencimento de data, manuseio ou furtos, entre outras situações. Se o produto tem baixo giro é outro complicador. Será que vale a pena estocá-lo em excesso? “Em um cliente, um tipo de desodorante ficou quatro meses em gôndola, sem girar. Isso é ruim, e se agrava com o tempo, porque o produto começa a perder suas características e a ter as embalagens danificadas, dificultando ainda mais o giro”, afirma o executivo.

Trabalhar com estoques altos também pode se justificar em categorias nas quais o consumidor migra de loja quando não encontra o produto na prateleira. D'Ávila explica que, nesses casos, a prática evita ruptura e perda de vendas. Em contrapartida, ele lembra que há uma série de outros produtos em que o cliente simplesmente troca de marca, o que pode não ser prejudicial ao varejo. O diretor da PwC ressalta que o ideal é o supermercadista realizar uma pesquisa ou implementar um bom gerenciamento por categorias para conhecer aquelas nas quais ocorre migração para outros estabelecimentos. Assim, ele será mais assertivo na hora de definir o aumento do estoque.

Outro ponto: alguns tipos de loja comportam níveis maiores de estoque. Lojas grandes, por exemplo, destinam mais espaço à exposição e precisam de maior estocagem para compor as gôndolas. Uma rede com filiais dispersas geograficamente e distantes dos centros de distribuição também pode ter algum armazenamento extra para evitar rupturas.

Se, após fazer todas as contas e analisar todas as situações, o aumento do estoque se justificar, convém ainda ao varejista realizar um último questionamento: os estoques altos estão escondendo alguma ineficiência? Caso afirmativo, vale a pena rastrear onde elas estão e quais são suas causas. Uma vez solucionadas, é bem provável que o supermercadista consiga passar a operar com níveis mais adequados, o que é muito bom para a rentabilidade do negócio. 

Por Alessandra Morita

Fonte: SM

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