segunda-feira, 17 de outubro de 2011

17/10 Trainee: a um passo da contratação


Fernando Elias José 


Muitas empresas oferecem programas de trainee, que podem ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Os programas normalmente apresentam boa estrutura e oferecem várias possibilidades, não somente aos que estão estudando, mas também aos recém formados. Além de ser uma fase de aprendizado e amadurecimento profissional, esta pode ser uma oportunidade de crescimento dentro da empresa. Mas como alcançar isso?
Para o psicólogo e especialista em ciências cognitivas, Fernando Elias José, o candidato deve conter o imediatismo com boa vontade e interesse em aprender. “Em uma oportunidade dessas, o profissional ou futuro profissional terá todas as condições de mostrar sua capacidade e competência tanto intelectual quanto emocional, que serão de extrema importância para o seu desenvolvimento dentro da instituição.” explica Elias.
Confira algumas dicas do especialista para se manter na empresa e trilhar um caminho de sucesso:
- Tenha objetivos claros
- Seja humilde
- Saiba ouvir e compartilhar
- Demonstre interesse em aprender
- Saiba realizar suas tarefas com respeito a você a aos outros
- Reconheça seus limites e não tenha medo de se expor
- Não descuide de sua qualificação pessoal e profissional
- Construa sua caminhada, pois nada acontece de um dia para o outro. Coloque um “tijolo” de cada vez.

* Fernando Elias José é psicólogo, mestrando em Cognição Humana na PUCRS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva na UFRGS. Ministra palestras e é membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Há doze anos dedica-se à pesquisa em Ciências Cognitivas e vem trabalhando com preparação para provas e concursos. Realiza também atividades como consultor comportamental em empresas.


InCorporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário