domingo, 30 de outubro de 2011

30/10 Estratégias eletrônicas já renderam 700% na Bolsa

gráficos São Paulo – A análise técnica é frequentemente questionada por considerar o desempenho passado do mercado para determinar bons pontos de entrada e saída da Bolsa no futuro. Mas por meio da testagem de estratégias que possam ser automatizadas, é possível pelo menos eliminar aquelas que não funcionam, e determinar, estatisticamente, as que podem funcionar melhor, diz o professor Rivadavila Malheiros, do CMA Educacional.
Por meio de testes que levaram em conta períodos de até dez anos, Malheiros mostra que não só estratégias baseadas em análise gráfica podem ser lucrativas como também podem ser utilizadas por investidores de longo prazo. A mais bem-sucedida estratégia relatada em seu livro “Operando com trading system na Bolsa de Valores” acumulou rentabilidade de nada menos que 690% de 1º de janeiro de 2001 a 30 de novembro de 2010, período em que o Ibovespa subiu “apenas” 339%. Seu nome não poderia ser mais sugestivo: São Tomé, o santo que precisou “ver para crer”.
Mesmo neste ano, o desempenho da carteira que utiliza esta estratégia supera o Ibovespa. Entre 1º de dezembro de 2010 e 27 de outubro de 2011, a carteira cai apenas 7,5%, frente a uma queda de 14,5% do índice. Estratégias como essa tem o mérito de eliminar o emocional do investidor e discipliná-lo, a fim de que ele não caia na tentação de sair de fazer algo diferente do estabelecido. Assim, ele pode programar as ordens de compra e de venda com base em determinados parâmentros, operar comprado ou vendido, e em diferentes janelas de tempo.
Veja três exemplos de estratégias bem-sucedidas para o curto, o médio e o longo prazo:
No curto prazo, a estratégia para as ações da Itaúsa (ITSA4) usando gráfico intraday de 120 minutos bateram o desempenho dos papéis tanto de 2007 a 2010, quanto em 2011. Essa estratégia usa o conceito de osciladores (Estocástico lento).
 Estratégia StocLentoITSA4
01/01/2007 a 30/11/2010157%84%
01/12/2010 a 30/09/20117,6%-23,6%
No médio prazo, a estratégia Squeeze não consegue bater o índice no longo prazo, apenas em 2011. Essa estratégia utiliza o conceito de Bollinger Bands sobreo gráfico diário.
 Estratégia SqueezeIbovespa
01/01/2001 a 30/11/2010271%339%
01/12/2010 a 27/10/2011-10,0%-14,5%

Já no longo prazo, a estratégia São Tomé, que opera uma carteira de dez papéis entre os 22 mais negociados, supera com folga o Ibovespa tanto no longo quanto no curto prazo. Esta estratégia utiliza médias móveis sobre o gráfico semanal.
 Estratégia São ToméIbovespa
01/01/2001 a 30/11/2010690%339%
01/12/2010 a 27/10/2011-7,5%-14,5%
Em seu livro, o professor Rivadavila testa quinze estratégias, para exemplificar como elas podem ser montadas e testadas. “A ideia é explicar para o leitor que antes de pôr dinheiro em jogo, ele deve construir sua estratégia, simulá-la no passado e tirar as estatísticas, para saber se ela é bem-sucedida e qual foi o risco”, diz Malheiros. Veja a seguir os principais trechos da entrevista:
EXAME.com - As estratégias relatadas no livro são apenas para operar no curto prazo? Ou podem ser utilizadas para períodos mais longos?
Rivadavila Malheiros - Há estratégias para curto, médio e longo prazo. A primeira coisa que o investidor deve fazer é escolher o seu perfil, pois isso determinará o tipo de gráfico que será utilizado, se intraday, diário ou semanal. Se o investidor só tem tempo de acompanhar o mercado uma vez na semana, não faz sentido montar uma estratégia para day trade. Também não faz sentido operar no curto prazo se a pessoa não tem emocional para aguentar as oscilações diárias. A estratégia tem que ser compatível com as condições do investidor.
As pessoas têm uma ideia errônea de que a análise gráfica é para operar no curto prazo e a análise fundamentalista, para o longo prazo. Mas você pode usar a análise gráfica para montar estratégias de longo prazo também, e a análise fundamentalista pode ser usada até para day trade. Por exemplo, dados sobre o desemprego nos Estados Unidos são informações fundamentalistas que vão surtir efeito na manhã do dia em que ocorre a divulgação. Sabendo disso, eu posso operar com base naquela informação.
EXAME.com - Fale um pouco sobre a estratégia São Tomé.
Rivadavila Malheiros - Esse trading system utiliza o conceito de médias móveis em um gráfico semanal sobre uma cesta de papéis que formam uma carteira, onde nenhuma ação tem peso maior que 10% do patrimônio. Assim, é possível comparar seu desempenho com o do Ibovespa. O sistema operava as 22 ações mais líquidas dos últimos anos, mas só mantinha em carteira no máximo dez papéis por vez, seguindo uma estratégia de compra com determinados parâmetros.
Entre maio e novembro de 2008, por exemplo, todos os papéis só caíram, e o sistema disse “fique fora”. Assim, nesse período, não foi gerada nenhuma operação. Houve momentos em que havia indicação de alta para apenas cinco papéis, o que significa que o dinheiro que teria sido aplicado nos demais cinco papéis ficou em caixa, e poderia ter sido usado para comprar títulos de renda fixa, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário