terça-feira, 30 de julho de 2019

Contabilidade comercial: O que é? Saiba como se especializar

Hilário Franco conceitua Contabilidade Comercial como: o ramo da Contabilidade aplicado ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado decorrente da atividade mercantil. Fica claro que, a fim de acompanhar a variação quantitativa e qualitativa do patrimônio de tais entidades, é importante também entender o quadro econômico e jurídico mais amplo dentro do qual operam, bem como algumas características essenciais de sua gestão.

Dentro do aspecto específico da apuração de um resultado, não apenas correto em seus valores globais, para tal tipo de entidade, mas também analiticamente desdobrado em seus elementos mais importantes, na dicotomia entre elementos positivos e negativos do Resultado, é extremamente importante diferenciar as despesas que devem ser atribuídas a determinado período dos gastos e custos que se incorporam ao Ativo.

A apuração do Resultado com mercadorias, parâmetro básico de muitas empresas comerciais, é muito mais do que uma simples diferença entre valores de vendas e de custo das vendas. No delineamento das vendas líquidas e no tracejamento do custo das vendas, muitos detalhes devem ser considerados. O próprio custo da mercadoria envolve muito mais fatores do que apenas o valor de compra.

Horizontes da especialização de contador de entidades comerciais

Até algum tempo atrás, era bastante modesta a perspectiva profissional do Contador ou Gerente de Contabilidade de empresas comerciais, usualmente pela pequena dimensão das entidades. Com o desenvolvimento dos conglomerados em que a atividade de distribuição é um dos pontos básicos e mesmo com a ampliação e modernização das empresas mercantis, que atuam em grandes mercados, às vezes ultrapassando até as fronteiras geográficas de um país, multiplicam-se as oportunidades para tais profissionais.

Evidentemente, grande parte de tais entidades continuará de porte médio; para estas a formação de seu contador deve ser bastante ampla e flexível, pois, ao lado da tarefa contábil, terá a fiscal, a gerencial e outras.

Oportunidades novas surgirão para os dotados de sólidas noções de custo mercantil. O comércio e as entidades que nele atuam representam importante parcela da atividade econômica do País. É natural que os contadores que nelas atuam se enquadrem nessa tendência de relativa importância e de possibilidade de realização profissional.

Entretanto, hoje há a necessidade de os profissionais estarem se atualizando através de novos métodos introduzidos no mundo moderno, tais como: informática, Internet, legislação tributária, gerência de contabilidade, contabilidade informatizada por centro de custo etc.

JOSÉ CARLOS MARION
É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.

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