Hilário Franco conceitua Contabilidade Comercial como: o ramo da Contabilidade aplicado ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado decorrente da atividade mercantil. Fica claro que, a fim de acompanhar a variação quantitativa e qualitativa do patrimônio de tais entidades, é importante também entender o quadro econômico e jurídico mais amplo dentro do qual operam, bem como algumas características essenciais de sua gestão.
A apuração do Resultado com mercadorias, parâmetro básico de muitas empresas comerciais, é muito mais do que uma simples diferença entre valores de vendas e de custo das vendas. No delineamento das vendas líquidas e no tracejamento do custo das vendas, muitos detalhes devem ser considerados. O próprio custo da mercadoria envolve muito mais fatores do que apenas o valor de compra.
Horizontes da especialização de contador de entidades comerciais
Até algum tempo atrás, era bastante modesta a perspectiva profissional do Contador ou Gerente de Contabilidade de empresas comerciais, usualmente pela pequena dimensão das entidades. Com o desenvolvimento dos conglomerados em que a atividade de distribuição é um dos pontos básicos e mesmo com a ampliação e modernização das empresas mercantis, que atuam em grandes mercados, às vezes ultrapassando até as fronteiras geográficas de um país, multiplicam-se as oportunidades para tais profissionais.
Evidentemente, grande parte de tais entidades continuará de porte médio; para estas a formação de seu contador deve ser bastante ampla e flexível, pois, ao lado da tarefa contábil, terá a fiscal, a gerencial e outras.
Oportunidades novas surgirão para os dotados de sólidas noções de custo mercantil. O comércio e as entidades que nele atuam representam importante parcela da atividade econômica do País. É natural que os contadores que nelas atuam se enquadrem nessa tendência de relativa importância e de possibilidade de realização profissional.
Entretanto, hoje há a necessidade de os profissionais estarem se atualizando através de novos métodos introduzidos no mundo moderno, tais como: informática, Internet, legislação tributária, gerência de contabilidade, contabilidade informatizada por centro de custo etc.
JOSÉ CARLOS MARION
É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.
Fonte: Gennegociosegestao.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário