Tendo como panorama teórico a análise comparativa, que busca contribuir para a justificação de escolhas institucionais, tanto em sede de desenho e reforma constitucional, quanto em nível de direito infraconstitucional e políticas públicas, o objetivo deste trabalho é enfrentar a polêmica relativa à definição da regra decisória ideal para a concessão de incentivos e benefícios fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ. Para tanto, será necessário confrontar as regras da unanimidade e da maioria, assim como os principais modelos de democracia, à luz dos princípios constitucionais e dos ideais do federalismo fiscal cooperativo e da justiça social.
MISABEL ABREU MACHADO DERZI
Doutora em Direito (UFMG). Professora Titular de Direito Financeiro e Tributário (UFMG e FMC).
TARCÍSIO DINIZ MAGALHÃES
Doutorando em Direito e Justiça (UFMG) com bolsa da (FAPEMIG) e períodos de investigação financiados pela FAPEMIG no International Bureau of Fiscal Documentation (Países Baixos) e no Institute for Austrian and International Tax Law da Wirtschaftsuniversität Wien - Vienna University of Economics and Business (Áustria) e pela (CAPES) na McGill University (Canadá).
DERZI, Misabel Abreu Machado; MAGALHÃES, Tarcísio Diniz. Levando a democracia a sério: uma abordagem da regra decisória ideal para o CONFAZ. Revista Jurídica da Presidência, Brasília, v. 19, n. 117, p. 73-97, Fev./Maio 2017 .
Fonte: Sacha Calmon
Nenhum comentário:
Postar um comentário