Passada a fase do cumprimento dos prazos estabelecidos pelas UF´s
para a primeira entrega do SPED Fiscal, agora os contribuintes voltam
seus esforços para aproveitar a janela de retificação prevista no Ajuste
SINIEF 11/2012 que estabeleceu como prazo limite para tal a data de 30
de abril de 2013.
Esta oportunidade demonstra, claramente, que o Fisco acompanha não
apenas as empresas que integram os chamados Grupos de Trabalho – GT –
mas também, as principais entidades empresariais e de classe, assim como
fóruns e demais locais de discussão sobre o tema tributário e suas
obrigações acessórias que, por muitas vezes, questionaram o curto prazo e
o aumento das informações a serem enviadas como fatores complicadores
do projeto SPED.
Porém, como todo vento serve para aquele que não sabe aonde vai, é
preciso aproveitar esta oportunidade não apenas como forma de desfazer
entendimentos equivocados à época das primeiras entregas do SPED Fiscal,
mas também, um bom motivo para realmente rever processos e soluções
sistêmicas que resultam nas informações enviadas ao Fisco.
O planejamento para correção das informações deverá ser absorvido
pelas empresas como uma forma de implementar, de fato, melhorias em seus
processos, visto que a grande maioria dos erros estão relacionados a
origem dos dados e nem sempre à legislação tributária.
Como gosto de afirmar, nenhum negócio é concebido para atender ao
Fisco, porém, uma das consequências da atividade principal é fazê-lo.
Desta forma, organizar o negócio de forma que as obrigações fiscais
acessórias não impactem no dia a dia da empresa não é apenas uma
obrigação do contabilista, mas também do empresário.
O alto custo do atendimento ao Fisco deve ser considerado no
planejamento estratégico das empresas que miram a sustentabilidade de
seus negócios ou o tempo que seria investido em resultados, estarão
voltados à uma atividade que não traz nenhum benefício financeiro para a
empresa, mas está diretamente ligado à ela.
Portanto, em tempos de SPED é bom lembrar que tudo está interligado. Inclusive o futuro do seu negócio.
Por Jurânio Monteiro
Fonte: Jurânio Monteiro
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