Já imaginou trabalhar em uma empresa onde não há chefes? Pois isso é possível, sim. Algumas empresas adotam um ambiente colaborativo, sem controle ou relações de mando, sem hierarquia, onde todos podem participar dos direcionamentos da companhia, sem que haja a presença de chefes. É o que se chama de gestão horizontal, metodologia de administração que vem ganhando corpo e escala no ambiente corporativo e despertando o interesse de empresas de todos os portes, incluindo gigantes como IBM e Odebrecht.
— Com o crescimento contínuo desse modelo, é natural que surjam muitas dúvidas em relação ao ambiente de trabalho e como a relação acontece efetivamente — explica Erica Isomura, especialista em RH da Vagas.com, empresa de recrutamento on-line que também adotou o método há cinco anos.
Segundo Erica, há muita gente que ainda não conhece a metodologia, mas que em breve pode ser um futuro funcionário de uma empresa que atua dessa forma. A especialista esclarece que, embora não existam gestores, há líderes que despontam para determinados projetos. As pessoas são incentivadas a promoverem um bom debate e a disseminarem ideias constantemente. Por meio desse diálogo permanente, chega-se a um consenso e à promoção de novas práticas empresariais.
— É um modelo de gestão onde pessoas realmente possam mostrar o seu valor e quem realmente são — conta Mário Kaphan, sócio-fundador do Vagas.com. — Não se trata de uma democracia onde as ideias são votadas. Mas de se chegar à melhor solução, esgotando todas as argumentações — explica o executivo.
Professora do Ibmec e sócia-diretora da Yluminarh, Ylana Miller afirma que nas empresas que optam pela gestão horizontal, o ambiente estimula naturalmente a inovação e propicia ainda mais desenvolvimento para os profissionais:
— São ambientes colaborativos, que incentivam a troca e o aprendizado entre os profissionais. As barreiras são quebradas, a interação é maior e é comum um ganho de produtividade. É um dos grandes trunfos das empresas, que pode ajudar muito na retenção de talentos.
Segundo a especialista, para trabalhar neste ambiente, é importante que o profissional invista no relacionamento interpessoal e no trabalho em equipe, que esteja aberto a ouvir feedbacks dos colegas e se comprometa de fato com os desafios.
Para aqueles que um dia venham a trabalhar numa empresa com modelo de gestão horizontal, a especialista em RH da Vegas.com elaborou oito valiosas dicas. Confira:
Administrar o tempo: Saber administrar o tempo é fundamental em uma empresa sem chefes, pois você não terá um gestor cuidando da sua agenda ou dizendo o que você precisa fazer durante o dia, semana, mês. No entanto, em alguns momentos, poderá ser requisitado por diferentes equipes simultaneamente.
Priorizar projetos e atividades: Saber priorizar é fundamental. Aprender a diferenciar o “urgente e importante” do “importante e não urgente” garante sua eficiência e produtividade.
Administrar conflitos: Se você está com problemas de relacionamento com uma pessoa da área, ou fora dela, precisará resolver a situação para não impactar no objetivo comum e no resultado final.
Trabalhar no que gosta: Se você faz o que gosta, não precisa de alguém dizendo o que deve ser feito. Mesmo que trabalhe muito, no fim do dia ou da semana se sentirá feliz por tudo que realizou. Essa motivação interna é alimentada pelo prazer que você sente em trabalhar com o que gosta.
Ser pró-ativo: Muito mais em um ambiente sem chefe, você assume o papel de dono e precisa pensar como tal, não pode ficar esperando que as oportunidades apareçam. Você precisa criá-las, seja internamente para divulgação de uma ideia ou até mesmo para a criação de um produto.
Comunicação: Saber se comunicar é essencial, porque em um ambiente aberto, o acesso à informação é muito maior, e a possibilidade de ruídos derivados deste ambiente também. Portanto, cuidar para se expressar bem e ser compreendido é fundamental.
Pensar estrategicamente: Desenvolver o olhar para o futuro e ter pensamento estratégico fará parte do seu dia a dia, pois suas ações hoje impactarão nos resultados da empresa amanhã. Geralmente, é o chefe o responsável por pensar estrategicamente — em um ambiente sem chefe, passa a ser responsabilidade de todos.
Ser criativo: Problemas novos pedirão soluções novas e originais. Em ambientes de trabalho mais engessados, normalmente se recorre a soluções usadas no passado e que já deram certo, ou a padrões. Num ambiente mais aberto, as pessoas precisam ser criativas para olhar um problema ou uma informação e transformar em oportunidades.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário