terça-feira, 2 de setembro de 2014

02/09 Quanto tempo é necessário para atender um cliente?

A cada reunião que participo da Comissão de Precificação do Serviços Contábeis (Copsec) do Sescap/PR sinto-me renovado e assim aconteceu no encontro realizado nesta última sexta-feira na cidade de Cascavel/PR. O grande empenho de todos os membros para contribuir com o crescimento e a valorização da classe contábil é por demais animador.

A pauta estava recheada de temas instigantes, em breve será divulgada a ata pela entidade, mas destaco o firme propósito de um seminário de precificação, que deverá acontecer entre o final deste ano e início de 2015 que certamente será um marco na valorização da categoria.

O segundo e último destaque que faço, pois somente desejo despertar o interesse para a leitura da ata no formato de artigo, é a iniciativa de comparar o tempo investido para atender aos clientes, ao invés da tradicional pesquisa do honorário médio.

Cada membro da Comissão compartilhou (três clientes) o tempo médio mensal investido para atender clientes com as seguintes características:

Optante pelo regime tributário do Simples Nacional;
Com 5 a 10 funcionários;
O faturamento médio mensal de R$ 60 mil;
No tempo deve estar incluso os serviços de escrituração fiscal, contabilidade, folha de pagamento e serviços acessórios rotineiros.

Naturalmente que o resultado final pode servir de parâmetro para sabermos da eficiência da nossa empresa. Certamente que estes números ainda possuem uma base pequena e por isso há o desejo de investir numa pesquisa maior e que contribuirá de forma mais significativa.

Somente para aguçar o seu interesse por este método de precificação, ou seja, o tempo investido, digo que para o atender um cliente com 7 funcionários, faturamento de R$ 55 mil e com as demais informações já fornecidas acima o tempo médio empregado foi de quase 11 horas.

Você já tem o controle do tempo investidos em seus clientes? Parabéns aos que já fazem uso desta metodologia e proponho que compare o tempo aplicado. Aos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer as vantagens ao medir o tempo destinado para atender aos clientes sugiro que busque informações e comece o mais rapidamente possível.
Sugira ao seu sindicato para fazer como o Sescap/PR que investe nos associados para viabilizar a maximização da rentabilidade de seus representados. Uma proposta pode ser a formação da comissão de precificação.

por Gilmar Duarte da Silva - Empresário nos ramos da contabilidade, software e do comércio. Consultor de empresas, palestrante e autor do livro "Honorários Contábeis: uma solução baseada no estudo do tempo aplicado". www.gilmarduarte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário