quarta-feira, 4 de julho de 2018

A difusão da Contabilidade Gerencial no setor público: o caso de Minas Gerais

A modernização da gestão pública foi alvo do movimento de reformas administrativas no setor público a fim de tornar a gestão pública mais eficiente e eficaz no atendimento das demandas da sociedade. Esse contexto de reformas, denominado Nova Administração Pública (NAP), se caracterizou por trazer técnicas de Contabilidade Gerencial, aplicadas até então na iniciativa privada, para dentro da administração governamental. Sob essa ótica, a questão de pesquisa norteadora deste trabalho foi: Quais  ferramentas gerenciais são utilizadas pelo Estado de Minas Gerais? Nesse contexto, objetiva-se evidenciar quais ferramentas gerenciais são utilizadas no âmbito do Estado de Minas Gerais com a finalidade de ampliar a discussão sobre a expansão da capacidade gerencial dos governos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de levantamento por meio da aplicação de um questionário a 19 servidores públicos de nove órgãos estaduais. Por meio dos resultados, foi possível identificar que a difusão das ferramentas gerenciais entre os servidores, secretários e diretores do Estado de Minas Gerais é mediana e há pouco monitoramento referente à eficácia dessas ferramentas. Verificou-se, também, que as técnicas gerenciais mais utilizadas pelos respondentes são orçamento e avaliação de desempenho.

Texto completo: Clique aqui

Biografia do Autor
Amanda de Carvalho Taroco Tavares
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), cursa mestrado em Controladoria e Contabilidade na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), início 1/2017.

Ana Clara Ventura Paiva
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), cursou um semestre letivo no Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal (2012) e cursa mestrado em Controladoria e Contabilidade na Universidade Federal de Minas Gerais.

Fernanda Costa de Andrade
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universalidade Federal de São João Del-Rei (2008), é especialista em Auditoria Externa pela Universalidade Federal de Minas Gerais (2010). Desde 2013, é auditora interna da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais e cursa mestrado em Controladoria e Contabilidade na Universidade Federal de Minas Gerais.

João Estevão Barbosa Neto
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2007), é mestre pelo Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (2011), e doutor em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). É professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fonte: RBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário