sexta-feira, 27 de julho de 2018

O que é centro de custo? Aprenda como fazer

Você já ouvir falar ou sabe o que é centro de custo de uma empresa? Trata-se de um conceito simples, mas essencial para companhias de qualquer tamanho. É bem provável que os profissionais de contabilidade que trabalham diretamente com os seus números dominem tudo isso, mas é importante que gestores e empresário saibam do que se trata.

Saber qual é o centro de custo faz com que você possa tomar decisões estratégicas mais assertivas e, com isso, tenha maiores chances de obter melhores resultados. Vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto para que você saiba como aplicar esse conceito na sua companhia:

Centro de custo e suas vantagens
O centro de custo é uma forma de cálculo que permite separar as despesas e receitas de uma empresa, associando-as aos custos e aos pagamentos de cada um dos produtos ou projetos. Por exemplo, se a sua empresa fabrica e comercializa dois itens diferentes, pode usar esse cálculo para descobrir quanto cada um gera de receita e de despesa.

Existem algumas técnicas que podem ajudar a transformar essa abordagem em algo ainda mais efetivo. Em geral, as empresas costumam dividir o centro de custo em três grandes áreas: produção, vendas e marketing e administração. Contudo, você pode ir além e aumentar o grau de especificidade do cálculo. Tudo vai depender da sua necessidade na hora de lançar as despesas.

As vantagens são muitas. Torna-se mais fácil identificar quais áreas precisam de mais investimentos ou que se destacam no faturamento. E até mesmo aqueles que estão dando prejuízo e deveriam ser repensados. Além disso, a partir do momento que você descobre os custos de cada setor, fica mais fácil planejar e cortar despesas desnecessárias. Por fim, os processos produtivos se tornam mais claros e podem ser melhor organizados.

Como calcular o centro de custos na empresa?
Basicamente, podemos dividir o centro de custos em duas partes: aqueles relacionados à produtividade e os não relacionados, também conhecidos como administrativos. Vamos entender melhor essa diferença.

Por custos produtivos entendemos todas as despesas que impactam diretamente na fabricação e na comercialização dos seus produtos ou serviços. O setor comercial, por exemplo, é parte desse centro de custo direto, pois você precisa dos vendedores para comercializar os seus produtos.

Já no caso dos custos não produtivos, temos aqueles que não geram diretamente receita para a empresa. É o caso dos profissionais da área administrativa. Sua empresa precisa deles, mas eles não geram vendas diretas para a companhia. Isso, de forma alguma, significa que eles são menos importantes, apenas que o custo deve ser observado de forma distinta.

Agora que você já fez essa divisão fica mais fácil dividir os custos que têm relação com uma área ou outra ou, em alguns casos, com as duas. É o caso das despesas com a conta água ou luz, por exemplo, uma vez que todos são dependentes desses itens para realizarem seus respectivos trabalhos.

Softwares de gestão facilitam esse processo
Em se tratando de despesas fixas, o cálculo é mais simples e apresenta poucas variações. No entanto, todos os meses o orçamento contempla itens inéditos e que precisam ser calculados. Por essa razão, é essencial a utilização de um software de gestão empresarial e financeira como o Sage Start. Eles auxiliam muito a automatizar tarefas e tornar esses cálculos algo que pode ser feito em questão de poucos minutos.

Mesmo situações de exceção ou casos mais complexos podem ser previstos e calculados com maior facilidade graças a softwares de gestão. Independentemente do tamanho da sua empresa, há programas modulares e especializados que podem ser usados para atender às suas necessidades. A faixa de preço das mensalidades de uma assinatura ou da aquisição de uma licença variam bastante, mas há muitas alternativas bastante em conta.

O mais importante é ter em mente os benefícios que esse tipo de aplicativo pode trazer. A economia de tempo e o acesso imediato às informações de custos em tempo real podem ser decisivos para a tomada de decisão, configurando-se em um diferencial competitivo. E o mais importante: ele será uma base sólida para o planejamento da sua companhia.

Fonte: Sage

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