segunda-feira, 23 de julho de 2018

Passos para se conhecer o Neopatrimonialismo (em resumo)

Temos diversos planos de estudos básicos para se conhecer o neopatrimonialismo, aqui iremos fazer um plano geral de estudos, que pode gerar mais ou menos alguns meses de análises, estudos, e leituras, claro que às vezes, menos, dependendo do tempo, da pessoa, varia naturalmente este cronograma (pois um plano de estudo desta doutrina poderia chegar a anos).

Enfim, para sabemos de modo geral o que é a doutrina do conhecimento contábil, com base nesta teoria geral, sugerimos a seguinte sequência:

Para se conhecer de modo geral a doutrina
a) O livro “Análise de Balanço ao alcance de todos” do mestre Lopes de Sá – Editora Atlas.

b) O livro “Moderna Análise de Balanço ao alcance de todos” do mestre Lopes de Sá – Editora Juruá

c) A obra “Teoria da contabilidade”, “Princípios Fundamentais da Contabilidade”, e “História Geral e das Doutrinas da Contabilidade” do emérito mestre Lopes de Sá, pela editora Atlas.

d) Ler as obras “Introdução à ciência da contabilidade” pela editoria tecnoprint, “Teoria Geral do conhecimento contábil” pelo Instituto de pesquisas Augusto Tomelin.  

Para conhecer de modo específico a doutrina
a) Os artigos “Equilíbrio patrimonial”, “Contabilidade e seu valor social”, “Prosperidade e esforço do neopatrimonialismo”, “Equilíbrio e modelos qualitativos” (não são literalmente os nomes mas a ideia dos artigos), “prosperidade e modelos de comportamento”, “Doutrina Científica Contábil do Lucro e do Valor” do emérito professor Lopes de Sá.

b) O livro “corrupção e fraudes da contabilidade” de Lopes de Sá e Zappa Hoog, ao menos os primeiros capítulos, pela Juruá, os livros sobre os fundamentos da contabilidade geral pela Juruá.

c) Os artigos e livros do professor Zappa Hoog sob o tema neopatrimonialismo. Especialmente o livro “Teoria pura da contabilidade” e as revisões que o ilustre autor fez nas obras do mestre Sá.
  
d) Os artigos do professor Joaquim Cunha Guimarães, especialmente, os que se encontra em sua site, infocontab.pt, e sua conferência patrimonialismo e neopatrimonialismo.

e) Para se entender e muito bem o sistema de socialidade, os artigos do professor Valério Nepomuceno, e Dirson Cerqueira.

f) A obra “contabilidade sob o enfoque neopatrimonialista” organizada pelo grande mestre gaúcho Cezar Kroetz, e editada pela Universidade do Ijuí, sob da direção de Lauri Basso.

g) Para entendimentos das funções os artigos “Teoria das funções sistemáticas do patrimônio” e “análise do fenômeno patrimonial” do emérito professor Marco Antonio Amaral Pires.

h) Para se entender e muito bem as relações ambientais os artigos e opúsculos do emérito professor Werno Herckert especialmente “patrimônio e entorno ambiental” e o seus diversos livros, e artigos dispostos na internet.

i) Também em torno ao meio ambiente a obra de Gardênia de Carvalho, chamada Contabilidade ambiental – teoria e prática – pela Juruá, a maior obra desse setor que conhecemos, pela editora Juruá.

j) Para se ter uma visão patrimonialista da doutrina, ler nossos artigos sobre o passamento de Vincenzo Masi, o fim da contabilidade, o equilíbrio do capital e seu panorama, a estática patrimonial, a dinâmica patrimonial, a resultabilidade, que estão no site gestiopolis.

k) Ler todos os nossos artigos editados pela Legis de Colombia, pela Revista da Contaduria do mesmo país da Universidade de Antioquia, e todos os nossos artigos da Revista da Universidade de Buenos Aires.

l) Para estudo de uma posição da holisticidade e filosofia, pesquisar nossos artigos “Filosofia da contabilidade”, “Intensidade do equilíbrio”, “O risco da liquidez”, “Liquidez dinâmica”, entre outros artigos publicados na revista mineira de contabilidade, e na revista de Santa Catarina.

m) Ler nossos livros se possível: “Evolução doutrinária da contabilidade”, “História da Contabilidade e Finanças”, e “Neopatrimonialismo contábil” publicados pela Juruá.

n) Procurar ler os artigos sobre neopatrimonialismo de Carlos Alberto Serra Negra, e Elizabeth Serra Negra, tal qual os artigos de Cleber do Carmo Antunes, Cleber Batista, Nilton Aquino Andrade, que possuem pontos neopatrimonialistas de grande menção.

Os livros da editora Juruá são na sua MAIOR PARTE escritos por NEOPATRIMONIALISTAS, dando-nos o destaque para podermos editar nossas ideias e expor com liberdade de pensamento, o que pensamos sobre a contabilidade, já que as demais editoras na sua maioria fecharam as portas para apenas os pontos hegemônicos da escola americana.

Inclusive, a maioria das universidades do Brasil, com um processo mafioso de multiplicação política das ideias americanas, por proibição dos conteúdos neopatrimoniais (tanto é que nada muda em pesquisa no Brasil só modelo econométrico e só normas, são no fundo os doutores mais dogmáticos do que as pífias acusações descabidas a nós neopatrimonialistas) e total perseguição “religiosa”.

O entendimento da doutrina neste programa daria para ser feito em um ano, ou até menos, por exemplo, 8 meses, claro que depende da forma que cada um estuda.

Aqui estamos passando pontos do neopatrimonialismo pronto, sobre a evolução do neopatrimonialismo e sobre a evolução da escola brasileira, seria estudo para no mínimo três anos, vamos se Deus quiser passar outras listagens, para que se possa fazer outros aprofundamentos.

Rodrigo Antonio Chaves Silva é contador, especialista em gestão econômica das empresas, Professor universitário, perito judicial, consultor, analista e auditor, ganhador do prêmio internacional de contabilidade financeira Luiz Chaves de Almeida, e de história da contabilidade Martim Noel Monteiro, imortal da academia mineira de ciências contábeis, e possui 20 livros escritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário