Quando vamos a algum evento promovido por entidades beneficentes observamos algumas pessoas imbuídas de boa vontade para ajudar, mas atarantadas, sem saber executar o serviço de forma organizada e produtiva. Exemplo comum ocorre quando se vai buscar a feijoada para comer em casa. Diante da entrega lenta e sem planejamento, a fila cresce cada vez mais. Normalmente compreendemos a situação e temos paciência com elas.
No dia a dia, a paciência que sobra nas atividades voluntárias falta nas comerciais. O cliente insatisfeito com o atendimento vai comprar de concorrentes melhor preparados, que utilizam métodos eficientes capazes de fazer o trabalho fluir com a leveza de uma andorinha que desliza no ar.
- Em filosofia, o método delimita o modusde obtenção do conhecimento;
- Em ciência, o método científico é constituído por uma série de passos codificados que se têm de tomar, de forma mais ou menos esquemática, para atingir um determinado objetivo;
- Em engenharia de software, um método é uma “receita” técnica para a produção de software;
- Em música, é um manual para ajudar os alunos a aprender a tocar um instrumento.
Portanto, é possível definir que método é a escolha de um caminho a seguir para executar determinada tarefa, ou ainda, a maneira de ordenar a ação de acordo com certos princípios. Dentre os diversos caminhos disponíveis para executar a mesma tarefa devemos identificar e adotar o mais eficiente.
Todas as atividades, como o estudo, o trabalho e o lazer, entre outras, serão mais produtivas quando a execução for estudada e debatida, principalmente se ao final for possível descrever o método mais eficiente, que defina a forma de fazer com mais praticidade, menor custo financeiro ou esforço dispendido para atingir o objetivo estabelecido.
A título de exemplo citamos a tarefa de precificar serviços e/ou mercadorias, bastante trabalhosa e muitas vezes concluída com total insegurança. Isto acontece com empresários que desconhecem metodologias e ferramentas já disponíveis, capazes de facilitar a tarefa, que não caem do céu. Além disso, é preciso que, além da vontade de resolver o problema, o empresário dedique tempo para conhecer as opções disponíveis a fim de escolher aquela que melhor se adequa à sua realidade.
por Gilmar Duarte é contador, diretor do Grupo Dygran, palestrante, autor dos livros “Honorários Contábeis” e “Como ganhar dinheiro na prestação de serviços” e membro da Copsec do Sescap/PR.
Fonte: Destaques Empresariais
Nenhum comentário:
Postar um comentário