Há muito se fala da importância do laudo pericial na ajuda ao deslinde dos litígios, em especial no subsídio da tomada de decisão dos magistrados. Porém, nem sempre se percebe que, mais importante do que a existência do laudo pericial, é a sua produção com esmero e qualidade. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a qualidade e a relevância do laudo pericial contábil na visão dos magistrados que atuam no estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foi aplicado questionário de pesquisa a 30 juízes, sendo: 16 juízes das Varas Cíveis, cinco juízes das Varas de Fazenda Pública, um juiz da Vara Empresarial, quatro desembargadores da 3ª Câmara Cível, três desembargadores da 6ª Câmara Cível, um desembargador da 1ª Câmara Cível, todos da comarca do Rio de Janeiro. Com os resultados obtidos foi possível confirmar que, em geral, os magistrados estão satisfeitos com os laudos periciais e que os levam em consideração em suas tomadas de decisão.
Ao mesmo tempo, foi possível, também, identificar alguns aspectos que os magistrados entendem que podem ser melhorados nos laudos, para que esses possam contribuir de forma ainda mais efetiva para a formação de seu convencimento.
por Idalberto José das Neves Júnior, João Guilherme Moreira de Cerqueira, Michele dos Santos Povoas Gottardo, Marcelo Daia Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário