Este estudo tem por objetivo mapear os principais problemas enfrentados pelos docentes de Contabilidade no ingresso na carreira e nas fases posteriores, assim, almeja responder à seguinte questão de pesquisa: quais são os problemas percebidos pelos docentes de Contabilidade no Brasil em cada fase do ciclo de vida profissional? O instrumento de coleta de dados foi construído a partir dos ciclos de vida propostos por Huberman (2000) e dos problemas levantados por Veenman (1984) e validados por uma comissão de especialistas (Técnica Delphi). A amostra foi composta por 574 professores brasileiros. Os resultados indicam que os principais problemas enfrentados pelos docentes foram: "falta de motivação dos alunos"; "heterogeneidade das classes"; "quantidade de trabalho administrativo"; "salas muito grandes"; e "falta de tempo". Também foi verificado que os problemas tendem a ser os mesmos, em todas as fases do ciclo de vida. No entanto, esses problemas são mais intensos no ingresso na carreira, diminuindo sua importância em cada fase. Também foram encontradas diferenças entre os problemas enfrentados por docentes vinculados a instituições públicas e privadas. A grande quantidade de trabalho administrativo e a falta de orientação da instituição de Ensino Superior (IES) são problemas típicos de instituições públicas. O nível de titulação também é sensível ao tipo de problema enfrentado pelo docente. Ou seja, a falta de condições para se qualificar, a falta de orientações por parte das IES e o conhecimento das normas acadêmicas são problemas que afetam mais diretamente os docentes menos titulados, enquanto a falta de tempo e a grande quantidade de trabalho administrativo são problemas enfrentados com maior intensidade pelos docentes de maior titulação.
por Tamires Sousa Araújo, Francielly Dornelas Correia Lima, Ana Clara Lacerda de Oliveira, Gilberto José Miranda
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