terça-feira, 22 de dezembro de 2015

22/12 Fundação IFRS libera materiais de desenvolvimento profissional para IFRS 9 e IFRS 15

A Fundação IFRS com intuito de incentivar o aprimoramento profissional, liberou em seu site novos materiais de estudo. Entre eles, poderão ser encontrados conteúdos sobre a IFRS 9 e a IFRS 15.

IFRS 9- Instrumentos Financeiros: o material disponibilizado foi dividido em 4 partes: objetivo, escopo, reconhecimento e desreconhecimento; classificação e mensuração; impairment; hedging.

IFRS 15 - Receita de contratos com clientes: o material apresenta uma sinopse com os principais requerimentos da Norma.

Sobre a IFRS 9, o IASB em 2014, divulgou uma nova versão completa, que é o pronunciamento que trata do tema e, a mais recente atualização, já que parte da norma havia sido divulgada no passado, é a troca do modelo de perda incorrida para o de perda esperada para constituição de provisões para inadimplência.

Bancos e empresas de mais de cem países que adotam o padrão contábil IFRS passarão a ter, a partir de 2018, um novo modelo para registrar seus instrumentos financeiros no balanço, bem como evidenciar ganhos e perdas com esses papéis, como títulos de dívida, ações e derivativos.

A Norma IFRS 15 substituirá praticamente todas as regras para reconhecimento de receitas. Esse modelo único busca trazer maior consistência e comparabilidade das práticas para reconhecimento de receitas entre setores, jurisdições e mercados de capitais. A adoção antecipada é permitida para as entidades que apresentam suas informações financeiras de acordo com as normas IFRS. O início da vigência, que estava previsto para 1 de janeiro de 2017 foi adiado para 1 de janeiro de 2018.


Fonte: Ibracon

Nenhum comentário:

Postar um comentário