sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

18/12 Efeitos da obrigatoriedade do rodízio de auditor independente na qualidade da auditoria é tema de artigo publicado pela Ifac

Os efeitos surpreendentes da obrigatoriedade do rodízio de auditor independente na qualidade da auditoria é tema de artigo divulgado no site da Federação Internacional dos Contadores (Ifac). O artigo foi divulgado nesta terça feira, 15, e tem como autores Kendall O. Bowlin, da Universidade de Mississippi; Jessen L. Hobson, da Universidade de Illinois; e M. David Piercey, da Universidade de Massachusetts, nos EUA.

O artigo baseia-se no estudo “Os efeitos do rodízio de auditor, ceticismo profissional e interação com gestores para a qualidade da auditoria”, tradução livre, conduzido pelos mesmos autores.

O estudo aponta dois argumentos concorrentes e os eventuais impactos na qualidade da auditoria: dos defensores do rodízio devido ao excessivo vínculo estabelecido com a empresa auditada, que pode afetar o ceticismo profissional e o dos contrários ao rodízio devido ao conhecimento adquirido sobre as particularidades do cliente, que com o rodízio, poderá ser perdido, prejudicando a qualidade da auditoria.

Para acessar o artigo “Surprising Effects of Mandatory Auditor Rotation on Audit Quality”, clique aqui.

Fonte: Ifac

Nenhum comentário:

Postar um comentário