TV? Rádio? Nada disso! O meio em que o brasileiro passa a maior parte do tempo procurando por informações é a internet. Pelo menos foi o que constatou a Pesquisa Brasileira de Mídia bancada no ano passado pela Secom.
Nesse estudo, foi apontado que, em média, o brasileiro passa cerca de 4 horas e 59 minutos por dia na web, sendo boa parte desse tempo de olho na telinha do celular. Algo que faz com que o segmento de mobile marketing seja de fato um dos melhores do marketing da atualidade. Mas o que é mobile marketing?
O que é mobile marketing?
Focado no universo dos tablets e smartphones, o mobile marketing é o segmento do marketing que utiliza dessas plataformas móveis para criar interação e levar a mensagem de uma marca para a sua audiência.
Achou a definição simples? Pois a sua aplicação não é tanto assim.
Ao contrário do que se pensa, para se dar bem com o uso do mobile marketing não basta apenas pegar o que foi produzido para outros formatos e replicar. É preciso levar em consideração todos os detalhes do uso desses aparelhos para que uma ação realmente funcione nesse ambiente. Quando feito de maneira correta, isso pode trazer ótimos resultados para a empresa.
O tamanho do mercado mobile no Brasil
Ainda em dúvida se todo o planejamento e investimento em mobile marketing pode compensar aqui para o Brasil? Então veja só alguns números.
De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV, hoje o país já tem uma base de mais de 168 milhões de smartphones em uso em todo o seu território.
Ainda segundo outra pesquisa, dessa vez do IBGE, desde 2014 os smartphones e tablets já são responsáveis pela maioria dos acessos à internet no Brasil, ficando na frente até mesmo dos computadores tradicionais.
Até o final de 2016, pelo menos 20% de toda a receita de vendas on-line no país virá de transações realizadas por meio de tablets e smartphones.
Achou esses dados interessantes? Então agora saiba como fazer para aplicar o mobile marketing a seu favor!
Como os varejistas podem se dar bem com o mobile marketing
Quer aumentar suas vendas na internet para fugir da crise? Então veja como usar o mobile marketing nessa estratégia:
Geolocalização
Não desperdice sua verba de anúncio em lugares que não fazem sentido para o seu negócio. Com o mobile marketing, é possível direcionar as suas campanhas para uma área específica da cidade com base na geolocalização dos celulares. E aí isso vale tanto para ações nas redes sociais quanto no próprio Google.
Micro-moments
Segundo um estudo do Google, as pessoas não resolvem comprar um produto imediatamente após ver o seu anúncio.
Antes disso existe todo um histórico de contato com uma necessidade, conhecimento sobre uma marca e até localização da loja. Esse histórico está recheado de micro-momentos, que fazem a diferença antes da compra. E aí, com ajuda do mobile marketing, é possível estar presente em cada um deles oferecendo dicas e informações para o público.
Sites responsivos
Com tanta gente usando os celulares para procurar informações e até realizar suas compras, é de se esperar que os lojistas preparem seus sites para receber todo esse volume de acessos vindo de aparelhos móveis.
Para isso, é importante ter um site criado com tecnologia responsiva, que consiga funcionar corretamente tanto em computadores tradicionais quanto em smartphones, inclusive levando em consideração a conexão mais lenta que esses aparelhos costumam ter com a internet.
Pronto, agora você já sabe o que é mobile marketing e como utilizar isso a favor das suas vendas on-line, certo? Então não perca tempo: planeje agora mesmo as suas ações para os tablets e smartphones e saia na frente da concorrência.
Fonte: Sage
Nenhum comentário:
Postar um comentário