terça-feira, 10 de julho de 2012

10/07 Startups: Modelo de receita

Agora entramos no tema modelo de negócios, que basicamente é a formalização do que sua empresa faz e como você ganha dinheiro. Ou formalmente, como uma empresa cria, entrega e captura valor.

Essa última descrição quem deu foi Alex Osterwalder, uma das maiores referências em modelos de negócios do mundo. Ele criou uma metodologia de desenvolvimento de modelos de negócios que está revolucionando empresas ao redor do mundo.
Eu tive a oportunidade de fazer um curso com ele e me recordo quando mencionou que poucas são as startups que tentam inovar no modelo de negócio, quase todas buscam inovação no produto. Osterwalder recomenda que seja investido mais tempo nisso e que o modelo de negócio não seja escolhido na intuição, mas sim no desenvolvimento de todos os modelos de negócios possíveis, para então poder compará-los e escolher o melhor. Quem não faz isso, corre o risco de queimar todo o valor que a startup poderia gerar.
Neste artigo especificamente falo sobre modelo de receita, que limita-se a como você recebe dinheiro, este é somente um dos diversos componentes de um modelo de negócio. Muitas vezes, quando alguém lhe pergunta qual é o seu modelo de negócio, ela refere-se a como você ganha dinheiro, basicamente ela quer saber o seu modelo de receita.
Alguns modelos de receita podem ser:
Freemium
Versão gratuita e limitada, com opção de mais recursos e mais capacidade em versões pagas.
Assinatura
Quando o cliente paga uma assinatura, normalmente mensal, para ter acesso ao seu produto.
Anúncios
Funciona bem para quem tem muita audiência, normalmente canais de televisão, jornais, revistas e portais de conteúdo.
Marketing de afiliados
Quando você incentiva que os seus clientes tragam novos clientes para você a um preço pré-estabelecido. Normalmente os valores são pagos após conversão do cliente (gasto financeiro) e após o tempo seguro de que ele não irá cancelar o pedido.
Geração de leads
Quando você tem a capacidade de gerar leads para alguma empresa que comercializa algum produto ou serviço. Como exemplo cito os comparadores de preço na internet, eles geram leads a sites que normalmente tem o melhor preço e reputação.
Vendas
Esse é o mais tradicional, como exemplo posso citar o comércio eletrônico, lojas e representação comercial.
Esses são apenas alguns exemplos dos diversos modelos que existem. É importante registrar que a escolha do modelo de receita muda radicalmente o resultado e a estratégia de desenvolvimento do negócio.
Imagine que por exemplo você vá desenvolver um aplicativo para celular e você avalie duas opções, venda e assinatura. Olhe como o resultado difere:
Venda
Preço que os clientes pagariam: R$60,00
Quantidade de clientes possível: 1.000
Total de receita: R$ 60.000,00
Assinatura
Preço que os clientes pagariam: R$9,90
Tempo de vida dos clientes: 8 meses
Quantidade de clientes possível: 10.000
Total de receita: R$792.000,00.
Os valores são subjetivos e a estratégia ampla, mas o importante é você entender que uma decisão errada pode matar o potencial da sua startup. Teste, não chute. Tenha certeza que você está indo pelo melhor caminho quando escolher seu modelo de receita.

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