Produtos incluem flyers impressos em folhas de árvore e esculturas de areia customizadas
Os cartões de visita produzidos em Tetra Pak e os flyers de folhas de árvore
Cansado da vida corporativa em uma multinacional do setor automotivo, o publicitário Fernando Henrique Accacio, 28 anos, sempre sonhou em abrir a própria empresa. Apaixonado por causas ambientais, ele procurava por um modelo de negócio que equilibrasse a sua área de interesse com a sua bagagem profissional. Após pedir as contas do emprego, no final de 2010, ele começou a planejar a abertura da Mii, uma agência especializada 100% em mídias sustentáveis. "Para quem olha de fora, sustentabilidade e publicidade parecem duas áreas completamente antagônicas. Enquanto uma prevê a utilização consciente de recursos, a outra estimula o consumo deles", afirma Accacio. "Por outro lado, cada vez mais marcas procuram estar atreladas a uma imagem sustentável. Foi essa incoerência que me inspirou a abrir um negócio que solucionasse ambas as demandas."
A partir da definição do conceito inicial, o publicitário iniciou uma pesquisa de mercado informal no início de 2011, quando identificou oportunidades reais para a criação de uma agência focada em soluções de comunicação de baixo impacto. Após sete meses de planejamento, em julho, ele inaugurou a Mii. Seis meses após abrir as portas, a agência vem chamando a atenção do mercado com o oferecimento de ferramentas criativas e elegantes de comunicação, como flyers impressos em folhas de árvores, esculturas de areia customizadas para eventos e publicidade bioluminescente, que utiliza bactérias vivas na criação de mensagens luminosas, substituindo o uso de neons.
Exemplo de solução de bioluminescência desenvolvida pela Mii
A preocupação com a eliminação de resíduos também é observada no próprio cartão de visitas da agência, feito com embalagens Tetra Pak descartadas. "Produtos como os cartões e os flyers naturais vêm despertando um interesse forte do mercado. Desenvolvemos uma técnica de impressão especial, que elimina todo tipo de resíduo. As folhas passam por uma triagem, são limpas e escolhidas uma a uma antes de ir para a produção", conta Accacio, que até o momento vem levantando capital para realizar os primeiros projetos na base do bootstrapping.
Demonstração de comunicação em areia presente nas ações da agência
Ainda em fase de soft launch, a Mii prefere não abrir previsões de faturamento, mas Accacio adianta que, apesar de contar com uma base de dez clientes em seu portfólio, o objetivo atual é criar uma estrutura mais sólida antes de se lançar com mais força no mercado. "Temos uma boa ideia e muita capacidade criativa, mas ainda precisamos estruturar melhor os nossos processos internos. Para isso, estamos atrás de parceiros, mentores e principalmente investidores que acreditem em nosso projeto e possam agregar valor com a participação em suas áreas respectivas", conclui o empreendedor.
Por Thomaz Gomes
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