Merchandising nada mais é do que a propaganda não declarada que costuma aparecer em programas de televisão, rádio, filmes, peças teatrais ou pontos de venda. Embora faça parte do marketing, não deve ser confundido com ele, que é um conceito muito mais amplo, sendo o merchandising uma de suas ferramentas mais utilizadas pelas empresas e agências de publicidade.
Mas como é feito o merchandising no ponto de venda? O post de hoje responde a essa pergunta, além de dar dicas sobre como utilizar esse recurso do melhor modo possível no seu negócio. Confira!
Como foi dito na introdução, o merchandising é a exposição do produto e pode ocorrer em diversos canais. Mas como ele é implementado no ponto de venda?
Uma estratégia muito comum é, ao organizar os produtos nas prateleiras, não deixá-los muito arrumados, para que o consumidor se sinta à vontade para pegá-los. Além disso, é preciso ter cuidado ao montar a vitrine, pensando na disposição dos produtos na fachada da loja e na iluminação do ambiente, deixando-o confortável para o consumidor. Tudo isso faz com que ele se sinta bem no ponto de venda, fique mais tempo e, desse modo, também consuma mais.
Existem ainda outras dicas e boas práticas para garantir o sucesso do merchandising no ponto de venda. Confira:
Vá além do visual do produto
Não se prenda tanto ao aspecto visual do produto e explore outros pontos para valorizar o ambiente de compra. Tome cuidado com as cores da loja: cores quentes geralmente são usadas no ambiente externo, para atrair o consumidor, e as cores mais frias são usadas dentro do ponto de venda, para não influenciar na decisão de compra.
Músicas e aromas também interferem no comportamento dos consumidores, por isso vale a pena pesquisar sobre o assunto para saber como usá-los da melhor maneira. Além disso, o atendimento prestado pelos vendedores também faz parte do merchandising, logo, eles devem ser bem treinados.
Fique atento à decoração
A decoração da loja não só deve transmitir bem-estar ao seu cliente, mas também (e principalmente) demonstrar a cultura e os valores da empresa. Por exemplo, se a sua marca vende artigos esportivos, o ambiente deve transmitir algo jovem, aventureiro, que estampe o que o seu público espera encontrar ao entrar no seu ponto de venda.
No ponto de venda, o merchandising é diretamente afetado pelo espaço. Por isso, evite ambientes escuros, confusos, que atrapalhem a circulação das pessoas. Isso não só espantará os clientes, como também os fará ter uma imagem negativa da sua marca.
Otimize o tráfego
Não adianta muito você fornecer um ambiente encantador para o seu cliente se, na hora de pagar, ele se deparar com filas demoradas e poucas opções de pagamento, acabando com a simpatia que ele tinha até então.
A solução para ter uma boa frente de caixa é investir em agilidade e praticidade para o seu cliente. Para isso, existem no mercado variados softwares que facilitam bastante esse processo de pagamento, tornando a experiência mais agradável ao público.
Inovar no merchandising do ponto de venda, levando em consideração principalmente a satisfação e o conforto do cliente, fará a sua marca não só se destacar positivamente no mercado como também encantar o cliente, garantindo que ele retorne mais vezes ao ponto de venda.
Esse é um dos elementos que permitem a fidelização de clientes e a repercussão positiva, que irá atrair mais clientes e promover mais vendas para o seu negócio. Afinal, dessa forma, o público criará uma relação mais afetiva com a sua empresa, passando de um simples consumidor a um fã entusiasmado.
Fonte: Sage
Nenhum comentário:
Postar um comentário