quarta-feira, 22 de abril de 2015

22/04 RISCO FINANCEIRO DE DERIVATIVOS - Mensuração e Evidenciação Contábil

Este artigo tem a intenção de resumir a tese de doutoramento do autor1, onde é mostrado que a evidenciação dos riscos financeiros, especialmente do risco financeiro de derivativos, ainda é falha, deixando espaço para melhorias. Também é mostrado que as normas internacionais trazem no seu bojo a intenção de melhorar a evidenciação dos riscos financeiros, mas não explicitam a forma mais adequada de fazer a evidenciação. Elas sugerem a segregação do risco por componentes, mas não indicam como fazer essa segregação.

Mendonça de Souza (2014) mostra como fazer a segregação adequadamente, decompondo os riscos por fator primitivo e depois reagregando-os no que o autor chamou de DRF-Demonstração de Riscos Financeiros, que foi naquele trabalho sugerida. No caso específico dos derivativos, mostrou-se como fazer as decomposições necessárias ao tratamento adequado dos mesmos, ou seja, a decomposição contábil-DC, que abre os derivativos em um ativo e um passivo, e a decomposição de riscos-DR, que abre os respectivos ativos e passivos em fatores primitivos.

Artigo completo: Clique aqui

1. Mendonça de Souza, Ênio Bonafé (2014). Mensuração e Evidenciação Contábil dos Riscos Financeiros de Derivativos. Tese de Doutoramento, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível para download: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05032015-182918/publico/EnioBonafeMendoncadeSouzaVCpdf.pdf

por Prof. Dr. Ênio Bonafé Mendonça de Souza Professor da FIPECAFI, FIA e FGV/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário