sexta-feira, 17 de abril de 2015

17/04 Matriz de Lançamentos: Um novo instrumento para aplicação na Contabilidade

O método apresentado no presente trabalho, fundamentado na Matriz de Lançamentos, tem sido por nós aplicado e tem despertado grande interesse no meio acadêmico, tanto por parte de alunos quanto de professores que passam utilizá-lo em suas aulas e pesquisas. Também tem sido aplicado na área empresarial por profissionais no desenvolvimento de raciocínios contábeis.

Em virtude da convergência internacional, com a emissão de uma grande quantidade de normas contábeis e o surgimento de tecnologias cada vez mais avançadas, o ensino da Contabilidade também precisa de uma nova roupagem para continuar despertando a devida atenção em sala de aula, não se mantendo como complexo e ininteligível. Fez-se necessário uma nova metodologia para ensinar e difundir a sua aplicação de forma integrada e transparente.

Com essa nova realidade, objetivando que a Contabilidade permaneça com seu papel relevante de gerar informações para decisões empresariais, foi desenvolvida a Matriz de Lançamentos. Esse processo ocorreu através de experiências práticas de ensino em cursos de graduação e utilização piloto com equipes multiprofissionais. Através da sua utilização, podem ser visualizadas, de forma integral, as transações econômicas e seus efeitos, e de forma direta a elaboração das Demonstrações Contábeis, de um modo bem mais simples e imediato. Propicia, ainda, a visão clara da inter-relação entre elas.

Artigo completo: Clique aqui 

por Prof. Natan Szuster 
      Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
      Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

      Profa. Fortunée Rechtman Szuster
      Professora-Convidada da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ)

     Profa. Flávia Rechtman Szuster
     Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário