quinta-feira, 9 de abril de 2015

09/04 Diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon Nacional destaca a importância da permanente atualização dos profissionais da Contabilidade

Confira na íntegra a entrevista dada ao Portal Ibracon:

Nome: Carlos Sousa 
Natural de: Rio de Janeiro  
Formação: Contador, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC 
Tempo na profissão: 35 anos 
  
História na profissão:

Minha ligação com a área contábil foi iniciada desde jovem, visto que meu pai era o titular de um pequeno escritório de contabilidade no Rio de Janeiro e eu o acompanhava desde criança nas suas visitas a clientes. Comecei a trabalhar com ele oficialmente aos 16 anos e não foi sem surpresa que optei pelo curso de Ciências Contábeis ao prestar o vestibular. Ingressei na PwC em setembro de 1984, como trainee de auditoria, onde permaneci por sete anos. Em 1991, me desliguei da firma para aceitar o convite de assumir a diretoria financeira de uma indústria metalúrgica de médio porte, onde permaneci por três anos. Retornei para a PwC em 1994 e em 1995 participei de um programa de intercâmbio em Londres. Em 1996, fui transferido para Porto Alegre, onde permaneci por 10 anos.

Em 1999, fui convidado para me tornar sócio, tendo também assumido a coordenação do escritório. Em 2006, fui transferido para São Paulo e desde 2012 sou o responsável pela gestão de risco da PwC Brasil. 

Atividade desenvolvida no Ibracon anteriormente:

Diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon Nacional (Gestão 2012/2014).

Outras atividades desempenhadas atualmente:

Como representante do Ibracon, atuo na Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), bem como do Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (CISE) da BM&FBovespa. 

Planos para a sua gestão como Diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon:

Ampliar a oferta de treinamentos presenciais e à distância, permitindo a permanente atualização técnica dos nossos associados e demais profissionais da Contabilidade. 

Apenas em 2014, o Ibracon ofereceu 90 cursos, palestras e seminários, reunindo mais de 2.000 participantes. Fale um pouco sobre a contribuição do Ibracon no desenvolvimento dos profissionais da Contabilidade e sobre a necessidade desses profissionais manterem-se atualizados:

O ambiente contábil brasileiro se sofisticou, requerendo permanente atualização técnica de contadores e auditores, em função das constantes atualizações e aperfeiçoamentos das normas contábeis e de auditoria. Através de suas Regionais, o Ibracon possui a capacidade de levar a associados e não associados acesso a treinamentos e programas de atualização que podem ajudar o profissional da Contabilidade a lidar com esse ambiente de constante mudança. 

Em dezembro de 2014 o CFC publicou a norma que estende o Programa de Educação Profissional Continuada (que até então era obrigatório apenas para os auditores inscritos no CNAI e que atuavam em mercados regulados), também para os contadores preparadores de demonstrações contábeis das empresas sujeitas à contratação de auditoria independente pela CVM, Banco Central e Susep, ou consideradas de grande porte, além de todos os profissionais que exerçam atividades de auditoria independente. Comente sobre a importância dessa iniciativa para a classe contábil brasileira e, consequentemente, para a sociedade:

A importância dessa mudança reside no reconhecimento da necessidade de as demonstrações contábeis serem preparadas por profissionais qualificados e que, como os auditores independentes, necessitem manter essa qualificação atualizada. Profissionais mais qualificados asseguram a preparação de demonstrações contábeis adequadas e de acordo com as normas contábeis aplicáveis. Todo esse processo contribui para a transparência na divulgação dos resultados e da posição patrimonial das empresas, além de reduzir o risco para a sociedade como um todo.

Como enxerga o momento da profissão de Auditor Independente no Brasil?

Como disse anteriormente, vivemos um momento de constante modificação, não apenas no aspecto técnico, mas também na própria percepção do papel do auditor independente pela sociedade. Temos uma excelente oportunidade para demonstrar o real valor da profissão e, também, as suas limitações intrínsecas. O Ibracon vem participando ativamente desse momento, discutindo com reguladores, representantes do poder público, e outros importantes stakeholders.

O que recomenda aos estudantes e profissionais recém-formados que querem seguir carreira na área de auditoria?

A profissão é extremamente recompensadora, tanto do ponto de vista pessoal, quanto financeiro. Mas, como todas as carreiras, somente serão bem sucedidos aqueles que se dedicarem com afinco. E, diferentemente do que vemos hoje, não há atalhos. Nesta profissão, o conhecimento adquirido e a experiência acumulada são fundamentais.

Fonte: Ibracon

Nenhum comentário:

Postar um comentário