terça-feira, 14 de janeiro de 2014

14/01 Planejamento estratégico: Transforme promessas em realizações

E mais um ano se encerrou. E você, possui planos para a sua empresa para este ano? Se você sabe onde quer chegar com seu negócio ótimo, caso contrário está mais do que na hora de pensar e neste artigo te mostrarei o caminho.

Planejar estrategicamente é decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, com o que fazer  e quando fazer. O planejamento não é algo que se faz sozinho, você precisa do envolvimento daqueles que trabalham na sua empresa, pelo menos das lideranças. O dono/diretor sabe onde quer chegar, mas para chegar lá precisa definir junto com seus colaboradores quais caminhos trilhar. Além de envolvê-los no planejamentos terão a clareza do que será feito ao longo do ano e para que estarão realizando cada atividade. Separei as sete etapas essenciais a cumprir para você:

1. Defina a Missão (A razão de existir) e a Visão (onde quer chegar)
2. Identifique o ambiente externo com as oportunidades e ameaças.
3. Identifique o ambiente interno com pontos fortes e fracos do seu negócio.
4. Com base na análise do ambiente você saberá o ambiente propício para investir, portanto analise os dados encontrados.
5. Assim que avaliar defina objetivos e metas para a sua empresa.
6. Sabendo aonde quer chegar você precisa definir os caminhos que te levarão a alcançar os objetivos, ou seja, monte um plano de ação.
7. Quando da execução dos seus planos você deve avaliar por meio de monitoramento (acompanhamento) das ações. Meça os resultados e compare com as metas desejadas.

Planejar é concentrar todos os esforços para o crescimento e desenvolvimento de um negócio. 

Porém é um plano e quando houver uma mudança de cenário ou de estratégia você pode e deve revisá-lo. 

E então, caros empreendedores, quais serão as suas resoluções para 2014? 

por Karoline dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário