A ciência estuda as relações. Há relação entre o fenômeno contábil e o econômico. A ocorrência de um fenômeno econômico pode tanger o patrimônio da empresa e criar um fenômeno patrimonial. A oscilação do dólar é um fenômeno econômico, mas quando tange o capital da célula social cria movimento patrimonial. Entende-se em contabilidade movimento a transformação do capital e na Física movimento é a deslocação de um objeto em relação a um referencial.
A lei econômica da oferta e da procura pode influenciar o patrimônio da organização. Quando há maior oferta a tendência é diminuir o preço do meio patrimonial quando há procura a tendência é aumentar o preço do meio patrimonial. Isto é o que se observa no mercado. São vários os fatores agentes que causam o fenômeno econômico e do capital. Uma boa safra de maçã pode aumentar a oferta e, assim, diminuir o preço no comércio. Uma má safra diminui a oferta e com isto pode aumentar o preço no mercado.
Um fenômeno da natureza é um fator agente que pode dinamizar ou não o patrimônio da célula social. Ele pode criar movimento do capital. Há neste período aumento de procura de meio patrimonial e, assim há aumento de fenômeno contábil.
Esses fenômenos econômicos e contábeis sempre existiram, mas o neopatrimonialismo contábil é que deu atenção a esta matéria e começou a pensar o que faz acontecer qual o fator agente do fenômeno patrimonial na empresa.
Sempre que se aproxima o Natal há maior procura de mercadoria na empresa e com isso gera inúmeros fenômenos contábeis. O Natal, entre outros, é um fator agente de dinamização do patrimônio da célula social. Há inúmeros fatores agentes que movimentam o capital. Em meu livro Patrimônio e as influências ambientais, Reas, Três de Maio, 2003 tratei sobre a força externa que causa o fenômeno contábil.
O Neopatrimonialismo Contábil fundado pelo nosso saudoso e emérito Prof. Antônio Lopes de Sá está contribuindo para o avanço da ciência contábil e consolidação da contabilidade tradicional.
• Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis
• Membro da Associação Científica Internacional do Neopatrimonialismo
• Membro da Corrente Científica Brasileira do Neopatrimonialismo
* por Werno Herckert, contador
Fonte: Portal Contábil SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário