quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

22/02 Sobrevivendo aos primeiros cinco anos no mercado


No Brasil aproximadamente 60 a 70% das empresas registradas legalmente não sobrevivem aos primeiros cinco anos. O que acontece com essas empresas para que elas não durem no mercado? Uma das causas é a falta de planejamento de seus gestores.


No Brasil aproximadamente 60 a 70% das empresas registradas legalmente não sobrevivem aos primeiros cinco anos. O que causa essa falência nas empresas?
Uma das principais possibilidades é devida a falta de planejamento dos gestores. Pessoas más preparadas têm ou vêem alguma idéia que possam ser lucrativas e logo colocam a idéia em pratica sem fazer muitas analises de mercado. O planejamento é necessário para saber o rumo que a empresa deverá tomar para os anos seguintes. O Planejamento nada mais é do que um plano de negócio completo, contendo desde missão, visão e objetivos até uma projeção para os próximos 05 anos. Afinal, onde eu quero chegar com essa empresa? E se alguém se tornar meu concorrente, como lidarei com isso? Daqui a cinco anos como eu me vejo no mercado? O produto que comercializo tende a continuar crescendo no mercado ou chegará um momento em que terei que migrar para outros produtos?
O Plano de negócio é muito importante e ajuda muito as pessoas a se prepararem para entrar em um mercado novo ou com muitos concorrentes. Vale ressaltar que o plano de negocio não é garantia de sucesso, mas é a melhor direção que um empreendedor pode utilizar para se guiar.
Muitas das vezes empresas que tendem a serem má sucedidas são empresas de pequeno porte com má administração dos processos, como por exemplo, pequenas lojas de informática; muitas pessoas devem acreditar que basta comprar alguns mouses e alguns pen drives e já é o bastante para começar um negócio. Quando você entra em uma loja dessas normalmente não encontra o que procura, os preços são muito caros, e a forma de pagamento normalmente não ajuda. Antes de criar uma empresa dessas, por que não analisar melhor o mercado? Será que meus produtos atendem as necessidades dos meus clientes? Será que minha política de preços é adequada ao mercado e justa com os clientes? Será que as formas de pagamentos que eu utilizo atende as condições de meus possíveis clientes? Será que é somente comprar produtos e começar a vender, ou tem obrigações legais a cumprir?
Um negócio de sucesso nos dias de hoje depende exclusivamente de como a empresa enxerga seus clientes. Quaisquer coisas que desagrade um cliente é motivo suficiente para ele buscar o concorrente, nem que ele pague mais caro, mas o cliente prefere em determinadas situações pagar mais e ser bem atendido do que ser atendido por uma empresa que não o enxergar como cliente potencial.
Ser empreendedor é ser inovador, é saber aproveitar as oportunidades do mercado, mas também é ser prudente e analisar todos os pontos positivos e negativos de se criar determinado negócio, para que assim, evitar se tornar apenas mais uma estatística de empresas que não obtiveram sucessos.

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