terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

21/02 O Contador sem Números


O título do artigo podia ser uma parábola de Malba Tahan, célebre escritor que entre muitos livros escreveu o sucesso “O Homem que Calculava”, mas na verdade vamos tratar de um outro tema  de grande relevância, a prospecção de clientes e aspectos de marketing para empresas contábeis.
A formação do contabilista é predominantemente técnica, fazer análises, demonstrativos e cálculos faz parte da sua rotina diária. Quando um contador decidi  ser um empresário  contábil,  novos conhecimentos e habilidades passam ser fundamentais. Termos como prospecção de clientes, networking, marketing pessoal, relacionamento interpessoal, passam a  fazer parte do dia a dia deste profissional.  O sucesso desse novo empreendimento está diretamente ligado as ações de marketing que ele precisa executar.
Abaixo relacionamos alguns temas que podem ajudar o contabilista a obter sucesso em seu negócio.
Prospecção de Clientes:
Nas grandes cidades, definir uma área geográfica pode ser um diferencial competitivo, quando você concentra a maioria dos seus clientes dentro de um perímetro, você consegue ganhar maior visibilidade e aumenta as possibilidades de indicações.
Criando Multiplicadores (faça seu cliente  “vender” para você.)
Temos a noção que o contabilista trabalha muito e uma regra fundamental para uma ação de prospecção é tirar pelo menos um dia por semana para visitar seus clientes. Normalmente as visitas são feitas em duas etapas, a primeira é para ouvir as reclamações,  desconverse, não vai entrar em uma “luta” tributária neste momento. A segunda etapa e mais importante, é o velho e imbatível pedido de indicação,  nenhuma ação de marketing é tão barata e eficiente como a indicação de clientes, lembre-se disso!
Como utilizar as indicações
Você deve visitar os indicados pessoalmente, faça uma pequena apresentação, ressalte as qualidades da sua empresa contábil, e dê a oportunidade para um diálogo natural, não tente ser um professor nesta hora, negócios são feito a base de confiança e neste momento você ainda não  a possui.
Muito importante após cada visita, é criar um  banco de dados (pode usar um sistema, uma planilha ou editor de texto), com as informações relevantes que colheu durante o diálogo, seja sucinto, principalmente nos temas que chamaram sua atenção.
Como fazer uma estratégia de marketing com seus “leads”
“Um lead é uma chance de fazer negócios com um cliente qualificado”
A contabilidade tem períodos de sazonalidades, de baixa e alta demanda, como no  período do imposto de renda, neste momento você deve recorrer ao seu banco de dados de leads e começar uma ação  de marketing, seja por telefone ou pessoalmente. Algo que você não pode esquecer é manter seu banco de dados atualizado, com o tempo você terá centenas de pessoas cadastradas e esse é um patrimônio insubstituível.
Venda você:
Todos os dias vamos ao banco, a padarias, ao mercado e outros tantos lugares, você já imaginou que todas estas  pessoas precisam de um contador?  Deixe seu cartão e se tiver uma oportunidade fale do seu trabalho.
Para não esquecer:
É evidente que em suas prospecções você vai ouvir comentários sobre colegas de profissão, abstenha-se, lembre que você possui um código de ética que precisa ser seguido rigosamente.
As Redes Sociais
As redes sociais são um termo que é novo até para os especialistas, mas existe um motivo simples de incluir este tema. As Redes Sociais vieram para ficar, e podemos tirar proveito deste advento.
Já existem Redes Sociais apenas formadas por executivos e profissionais, essas pessoas procuram exatamente aumentar sua rede de relacionamento, o que é muito comum e importante atualmente.
As redes sociais congregam milhões de pessoas, nada menos que oito em cada dez pessoas conectadas no Brasil têm o seu perfil estampado em algum site de Redes Sociais. Elas usam essas redes para manter contato com os amigos, conhecer pessoas e fazer negócios.
Hoje até bancos lançaram rede sociais, isso não é modismo é realidade, por isso crie seu perfil, coloque suas informações de contato, fale um pouco do seu trabalho, adicione pessoas e participe ativamente de grupos direcionados para as áreas contábeis e pessoais.
Dica: nunca misture seu perfil profissional com o pessoal, crie uma conta para sua empresa e outra para você, afinal ninguém precisa saber seu time de futebol, nome do seu cachorro e aquelas piadas de sogra que você costuma postar.
Siga algumas destas ações e verá que sua empresa contábil terá novos clientes rapidamente.
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