segunda-feira, 25 de março de 2019

3 passos para desenvolver sua inteligência emocional

Em algum momento da vida, você já deve ter recebido um e-mail grosseiro, seja de um funcionário indignado ou até de um cliente. Pode ser que você tenha sentido raiva ou frustração, mas é importante gerenciar suas emoções para que seja possível responder de maneira calma, sensata e coletiva. Uma reação intempestiva pode impedi-lo de tomar decisões racionais.

Em minha experiência como coach para empreendedores, enxerguei o papel que a inteligência emocional desempenha nos negócios. Acredito que dominar essa habilidade pode ajudar a resolver algumas situações e a comunicar de maneira mais eficiente no trabalho. Se você ainda está aprendendo a gerenciar suas emoções, há algumas coisas que podem ajudá-lo.

1. Considere a ideia de que você não sabe de tudo

Digamos que você está tendo uma conversa complicada com alguém da sua equipe e a reação dele parece exaltada, deixando-o desconfortável ou causando uma tensão desnecessária. Quando se sentir assim, pare e lembre-se de que você não sabe o que aquela pessoa está passando. Acredito que a marca de um grande líder seja saber lidar com todos os tipos de pessoas, além de promover o bom comportamento em situações complicadas e transformar momentos negativos em grandes vitórias.

Comece fazendo as seguintes perguntas:

• Seu colega de trabalho acredita que falhou?

• Ele sente vergonha de seu próprio comportamento ou desempenho?

• Será que ele está assim por conta de algo que eu ainda não sei, como problemas familiares?

Tente oferecer o benefício da dúvida em vez de massacrar seus sentimentos em um momento em que ele se sente frustrado. Essas perguntas podem oferecer uma perspectiva, além de diminuir a sua raiva. Se você se sentir inseguro, é essencial dar um passo atrás. É dessa forma que grandes relacionamentos são construídos no trabalho.

2. Faça com que a frustração se transforme em uma oportunidade de ensino

Ao meu ver, alguns líderes podem ficam chateados quando um membro da equipe desencadeia um grande problema interno. Por exemplo: é possível ficar inquieto quando um cliente está atrasado ou quando um funcionário perde um prazo. Você pode ficar decepcionado, mas planeje uma conversa calma com essa pessoa sobre possíveis soluções. Ficar com raiva não vai mudar nada.

Então, se você se sentir ofendido, escolha agir com tranquilidade em vez de ficar com raiva. Fale com a pessoa sem ser rude, dando-lhe a chance de aprender com o erro.

Você pode, ainda, fazer perguntas que permitam um feedback:

• O que você acredita fazer bem?

• O que você pensa sobre o seu progresso na empresa?

• Em que você acha que pode mudar ou melhorar?

Ao conversar, diferente de destacar um problema, seu funcionário não se sentirá atacado. Ele poderá aprender com o erro e evitar que aconteça novamente.

3. Aceite e aprenda com feedbacks

Se um integrante da sua equipe se aproximar de você para ajudar – acreditando que você está agindo errado -, não leve a situação como um insulto ou crítica. Em vez disso, volte para a primeira dica e coloque-se no lugar dele.

Para algumas pessoas, receber e responder às críticas pode ser difícil. Mas acredito que quanto mais você trabalha nisso, mais fácil se torna gerenciar situações difíceis.

Uma das maneiras mais fáceis de treinar líderes para ajudá-los a lidar com as críticas é fazendo com que eles percebam que não é pessoal. As críticas ajudam a melhorar o desempenho e a alcançar progresso. Você também pode deixar isso explícito quando estiver dando um feedback.

Aprender a agir rapidamente em situações difíceis, e com empatia, é algo crucial para os negócios. A inteligência emocional oferece uma resposta que também é vista como intuitiva. Como líder, é essencial evitar situações frustrantes. Com prática e paciência, você pode ter conversas abertas, honestas e calmas com todos os membros da sua equipe.

Rebecca T. Dickson 

Fonte: Forbes

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