quarta-feira, 29 de março de 2017

A contabilidade criativa

O fenómeno da contabilidade criativa tem sido visto como tradicionalmente anglo-saxónico devido à flexibilidade das suas normas, mas que se tem tornado, cada vez mais, um fenómeno ao nível mundial. Gallizo Larraz considera que se fossem preparadas demonstrações financeiras referente à mesma empresa por diferentes peritos, obter-se-iam distintos resultados segundo a interpretação que cada um tenha das normas da contabilidade.

São muitas as definições que se tem dado à contabilidade criativa e, no entanto, todas têm um núcleo comum consistente: apresentar uma imagem distorcida da empresa. Os diversos pontos de vista proporcionam diferentes perceções sobre esta temática, permitindo concluir que este tema pode ser estudado sob as mais variadas óticas e pesquisado de acordo com os mais diferentes enfoques de análise, nos campos académico, contabilístico, económico, financeiros, jurídico, etc.

Texto completo: Clique aqui

Por Susana Aldeia - Docente na ESG, IPCA Doutorada em Direito Fiscal Especialista em Impostos sobre o Rendimento pela OCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário