quinta-feira, 2 de julho de 2015

02/07 Fraudes nas Empresas

A fraude é uma ação ou omissão cometida propositadamente, com a finalidade do agente beneficiar-se e prejudicar alguém (pessoa física ou jurídica).

Conhecer as fraudes, como se fazem, como se descobrem, é um conhecimento necessário para evitá-las dentro do campo empresarial.

A fraude, dificilmente, tem um só responsável, quer ativa, quer passivamente.

O fraudador sempre testa os controles internos antes de cometer a fraude programada.

Números expressivos de fraudes são cometidos por pessoas DE CONFIANÇA, as quais investidas de fração de poder de mando ou responsáveis por funções importantes e acumuladas.

Somente com CONTROLES INTERNOS, constantes, adequados e eficazes podem tornar difíceis a ocorrência dos desvios.

A prática de fraudes se consuma envolvendo:
  • Moeda Corrente Nacional ou Estrangeira;
  • Documentos, Títulos de Créditos, Cheques;
  • Bens de uso (móveis, imóveis e semoventes);
  • Matérias-Primas, materiais diversos, produtos em processo (em curso de fabricação), produtos acabados, mercadorias;
  • Balanços, balancetes e outras demonstrações contábeis;
  • Contas e subcontas de qualquer grau;
  • Registros contábeis (principais auxiliares e para contábeis);
  • Boletins, Relatórios, fichas de controles;
  • Demonstrações contábeis de encerramento do exercício;
  • Extratos de conta internos e externos;
  • Declarações, atestados, certidões;
  • Contratos, distratos e alterações contratuais;
  • Correspondência (Recebida e Expedida);
  • Guias de quitação de tributos e de contribuições outras;
  • Documentos fiscais;
  • Instrumentos, outros diversos ligados à vida da empresa (apólices de seguros, certificados de invenção, documentos de registros de marcas e patentes).


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