A fraude é uma ação ou omissão cometida propositadamente, com a finalidade do agente beneficiar-se e prejudicar alguém (pessoa física ou jurídica).
Conhecer as fraudes, como se fazem, como se descobrem, é um conhecimento necessário para evitá-las dentro do campo empresarial.
A fraude, dificilmente, tem um só responsável, quer ativa, quer passivamente.
O fraudador sempre testa os controles internos antes de cometer a fraude programada.
Números expressivos de fraudes são cometidos por pessoas DE CONFIANÇA, as quais investidas de fração de poder de mando ou responsáveis por funções importantes e acumuladas.
Somente com CONTROLES INTERNOS, constantes, adequados e eficazes podem tornar difíceis a ocorrência dos desvios.
A prática de fraudes se consuma envolvendo:
- Moeda Corrente Nacional ou Estrangeira;
- Documentos, Títulos de Créditos, Cheques;
- Bens de uso (móveis, imóveis e semoventes);
- Matérias-Primas, materiais diversos, produtos em processo (em curso de fabricação), produtos acabados, mercadorias;
- Balanços, balancetes e outras demonstrações contábeis;
- Contas e subcontas de qualquer grau;
- Registros contábeis (principais auxiliares e para contábeis);
- Boletins, Relatórios, fichas de controles;
- Demonstrações contábeis de encerramento do exercício;
- Extratos de conta internos e externos;
- Declarações, atestados, certidões;
- Contratos, distratos e alterações contratuais;
- Correspondência (Recebida e Expedida);
- Guias de quitação de tributos e de contribuições outras;
- Documentos fiscais;
- Instrumentos, outros diversos ligados à vida da empresa (apólices de seguros, certificados de invenção, documentos de registros de marcas e patentes).
Fonte: Destaques Empresariais
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