quinta-feira, 30 de julho de 2015

30/07 Auditoria para pequenas e médias empresas

A auditoria deixou há muito tempo de ser exclusividade de grandes corporações e empresas com capital negociados em bolsa de valores, chamadas SA´s. O principal objetivo da auditoria sempre foi emitir uma opinião sobre as demonstrações contábeis por meio de testes suportados pelas normas brasileiras de auditoria, avaliando se a empresa está de acordo com as normas e as práticas estabelecidas pela legislação.

Entretanto, hoje em dia apenas emitir uma opinião fria, não é o bastante. Todo trabalho de auditoria deve ser acompanhado por uma carta à gerência ou relatório de recomendações, que trata de controles internos e tem o valor de uma consultoria, como uma visão independente, que auxilia a empresa ser mais eficiente e mitigar os riscos corporativos.

Os procedimentos de auditoria para chegarmos a esses objetivos são analises de evidências a respeito de fatos, valores e divulgações apresentadas nas demonstrações contábeis. Frequentemente, iniciam-se tais procedimentos com a análise dos controles internos da empresa auditada, com o intuito de avaliar a confiabilidade do fluxo de informações geradas para contabilidade.

Como produto desses procedimentos, são disponibilizados os relatórios de recomendações, contendo sugestões para regularização e aprimoramento das deficiências de controles internos identificadas, bem como os riscos envolvidos. Não são identificados apenas erros ou exceções, mas também uma forma de tornar o sistema operacional da empresa mais competente, eliminando custos desnecessários com controles dispensáveis e ineficazes.

Isso quer dizer que em todo trabalho de auditoria contratado para emissão da opinião independente, uma empresa está, indiretamente, submetendo seus principais ciclos operacionais a uma análise crítica profunda, como uma consultoria muito bem fundamentada. Ainda há uma grande resistência por parte de pequenas e médias empresas para se contratar uma empresa de auditoria independente para auditar suas demonstrações contábeis, principalmente pelo valor do investimento.

Percebemos que os gestores destas empresas ignoram as falhas de controle interno existente em seu fluxo operacional, portanto não consideram os benefícios oriundos da realização de uma boa auditoria independente. Auditoria que, além de permitir uma maior transparência na divulgação das demonstrações contábeis, proporciona uma melhoria considerável na governança corporativa, com enriquecimento na qualidade das informações recebidas pela alta gestão da empresa auditada.

A auditoria também favorece a empresa auditada pelo fato de trazer uma visão externa sobre o setor que essa empresa está inserida, podendo antecipar a exposição ao risco da companhia pelo modelo de seu negócio, seja em virtude da estrutura corporativa e da alavancagem ou devido ao perfil dos executivos.

Quanto maior o nível de monitoramento do ambiente corporativo de uma determinada empresa, menor será a propensão da ocorrência de irregularidades. Apesar da realização periódica de auditoria independente sobre os sistemas de controle interno não se constituir como uma garantia de inexistência de desvios intencionais, a sua execução inibe e desestimula tal prática.

A administração das empresas de pequeno e médio porte necessita entender que o auditor independente não tem como objetivo a identificação de fraudes e quaisquer outros tipos de irregularidades semelhantes (para isso, trabalhos direcionados e pontuais devem ser estabelecidos). O resultado do seu trabalho melhora a eficiência operacional da empresa auditada proporcionando, um aperfeiçoamento nos controles internos dos seus principais ciclos operacionais.

A implantação de uma cultura de controle interno, por parte das pequenas e médias empresas brasileiras, baseada na realização periódica de auditoria independente sobre os seus sistemas de controle interno, proporcionará uma maior transparência, segurança e uma melhor qualidade da informação para a sua direção, seus sócios, possíveis compradores, bancos e outros.

Segundo estudo da International Shareholder Services, as empresas cujos procedimentos correspondem ao mais alto grau de governança, conquistaram margens líquidas de lucro 21,66% acima da média de seu segmento, o que afasta de vez o “fantasma” de uma auditoria ser um alto investimento sem retorno.

por Dioclécio Oechsler é Sócio de Auditoria da BDO RCS 

Fonte: CRC/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário