quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Indicadores de sustentabilidade são apresentados pelo programa Contabilizando para o Cidadão, do CRCSC

Indicadores relevantes como a esperança de vida ao nascer, percentual da população alfabetizada e ranking da transparência estão presentes em mais um relatório publicado nesta semana no site do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). O levantamento "Brasil - Indicadores de Sustentabilidade" é mais uma série de dados divulgados de forma simples e clara no programa Contabilizando para o Cidadão.

O programa tem como objetivos a divulgação de informações técnicas em linguagem de fácil compreensão sobre finanças públicas e gestão dos governos Federal, Estadual e Municipal.

Conforme explica o vice-presidente de Controle Interno do CRCSC, Adriano de Souza Pereira, foram selecionados indicadores que possuem detalhamento no nível municipal, o que permite comparações nos níveis local, regional e nacional. "Os indicadores de sustentabilidade refletem o nível de desenvolvimento/maturidade ambiental, econômica, social e institucional de uma localidade/região/País, e representam importante instrumento de avaliação para o cidadão".

Entre os dados apresentados sobre Brasil temos: número de leitos hospitalares por mil habitantes (2,35 em 2012); mortalidade infantil por mil nascidos vivos (13,30 em 2016); porcentagem da população alfabetizada no País (90,92% em 2015); famílias beneficiárias do programa Bolsa Família (19,82% em 2017); valor recebido pelos beneficiários do Bolsa Família (R$ 29 bilhões em 2017); população atendida por esgotamento sanitário (50,01% em 2016); população com abastecimento de água (80,24% em 2016); e o ranking de transparência (5,21 em 2016) .

A publicação é resultado de uma análise de dados estatísticos de órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Saúde, Rede Integrada de Informações para a Saúde, Ministério do Trabalho, Atlas do Desenvolvimento Humano, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e Ministério Público Federal (MPF).

Estes números, segundo o vice-presidente do CRCSC Adriano Pereira, se complementam com o Resumo de Finanças do Governo Federal, referente ao ano de 2017, também divulgado pelo programa Contabilizando para o Cidadão. "O uso de indicadores de sustentabilidade para identificar carências e determinar as prioridades de um Governo na aplicação dos recursos se apresenta como uma alternativa para fomentar uma gestão pública de excelência", afirma.

Fonte: CRC/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário