Quantas vezes você parou para ouvir o que os funcionários de sua equipe têm a dizer sobre o seu jeito de liderar? Se a resposta for poucas vezes ou nenhuma, está na hora de rever seus conceitos e abrir seus ouvidos. Um estudo realizado por professores americanos e belgas – publicado recentemente no jornal acadêmico Journal of Organizational Behavior – aponta que o simples ato de pedir a opinião sobre o seu trabalho pode render resultados positivos no desempenho da equipe e da empresa. Quando os profissionais se sentem fazendo parte da equipe, a confiança aumenta e isso acaba gerando maior produtividade. Ou seja, todos saem ganhando.
Abrir a porta da sala, convocar um a um e ouvir tudo o que será dito. É mais ou menos assim que o processo se dá. De acordo com Yonder Kou, diretor do Espaço de Desenvolvimento da ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos no Paraná), antes de pedir o feedback, é preciso estar preparado para as opiniões de diferentes pessoas sobre o trabalho desenvolvido. “É recomendado um feedback constante e não só duas vezes por ano, como geralmente acontece. E líder deve ouvir funcionário e viceversa”, afirma o especialista.
Caso você não queira mais desperdiçar ideias, opiniões e críticas da sua equipe, confira a resposta dos especialistas às principais dúvidas que você pode ter. Comece a se preparar para saber o que os outros realmente pensam sobre você e a sua empresa. E, na sequência, reflita sobre o que fazer com todo o material colhido.
Benefícios para o líder e para a empresa
- Economia de tempo
- Agilidade na comunicação
- Equipe trabalhando mais feliz
- Aumento de produtividade
- Rendimento maior das tarefas
Fonte: Yonder Kou, da ABRH-PR
Feedback às avessas. Dúvidas?
Se você não estiver verdadeiramente aberto, vale a pena levar o projeto de feedback à frente?
É sempre importante escutar os funcionários. De acordo com Kou, há alguns casos em que os colaboradores só querem falar sobre como se sentem. O grande segredo do feedback - tanto do líder para a equipe como vice-versa - é focar as argumentações em fatos e dados e não na pessoa em si. E é fundamental lembrar que existe o feedback positivo. Geralmente existe o medo de elogiar o chefe, porque pode parecer puxa-saco. O feedback deve promover engajamento, motivação e inspirar as pessoas a evoluir e trazer à tona aquilo que melhor sabem fazer.
Como se preparar para ouvir críticas positivas e negativas?
A recomendação é fazer o feedback nas primeiras horas do dia para evitar esgotamento físico ou mental. Outra dica é não ser reativo, ou seja, querer responder a tudo na hora. A melhor atitude é escutar o funcionário, agradecer pelas informações, dizer que vai pensar e processar o que foi dito. Só após ter descansado e estar com o emocional mais equilibrado, é que se deve chamar a pessoa para falar sobre o que ficou pendente. Há uma tendência natural de receber a crítica e reagir imediatamente com negação. Mas essa atitude não colabora para melhoria ou desenvolvimento do líder.
O que fazer para a equipe se sentir à vontade para dizer o que pensa?
Wever lembra que a comunicação sincera é um processo que leva um tempo e que vai se instalando. Yonder Kou concorda que deve existir uma conversa franca entre as pessoas, mas isso não quer dizer que seja de forma bruta. Deve-se falar de maneira aberta mas com calma, com jeito e aos poucos. Os brasileiros costumam generalizar e levar as coisas para o lado pessoal e emocional. É importante que o feedback se torne uma ferramenta de engajamento e motivação. Se for feito de maneira equivocada ou às pressas, pelos corredores da empresa ou em público, pode gerar efeitos contrários e desastrosos.
O que você deve fazer a partir das informações coletadas no feedback?
A primeira medida é refletir sobre o que foi dito e depois elaborar um plano de ação contemplando os pontos mais importantes - aqueles que garantirão maior impacto positivo sobre o desempenho da equipe. “Novas pequenas ações no dia a dia podem gerar grandes resultados”, afirma Kou. O especialista Wever completa dizendo que para avaliar se o líder está melhorando, nada melhor do que novas conversas com os funcionários. Vale muito um relacionamento aberto entre líder e liderados para que as informações fluam no dia a dia.
Ao ser avaliado, evite ser reativo. Em vez de negar e justificar, é preferível agradecer os comentários e garantir reflexão sobre eles. Só em outro dia, caso necessário, afirme suas considerações
Fonte: SM
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