quarta-feira, 21 de março de 2018

6 razões para uma empresa B2B investir em e-commerce

Tanto se fala no crescimento do e-commerce que esse parece ser o caminho mais acertado para quem deseja se destacar no mercado e conquistar novos clientes, com maior poder de alcance e menor investimento. Contudo, apenas o e-commerce B2C, voltado para o cliente final, tem se aproveitado dessa tendência, enquanto as empresas B2B, que comercializam com outras empresas, ainda costumam duvidar do potencial da internet para alavancar seus negócios.

De acordo com a consultoria Frost & Sullivan, até 2020 o e-commerce B2B deve movimentar algo em torno de 6,7 trilhões de dólares no mundo, praticamente o dobro do comércio B2C. Você não gostaria de ficar com uma fatia desse bolo? Com certeza! Então, confira aqui seis dicas para uma empresa B2B investir em e-commerce e comece seus planos agora mesmo!

Expansão dos negócios

A primeira grande vantagem ao se criar um e-commerce B2B é a possibilidade de vender para mercados antes inatingíveis. A internet dá a visibilidade que você precisa para que outros clientes em potencial conheçam sua empresa e possam se relacionar com ela, fechando negócios mesmo a distância.

Diferencial competitivo

Como o e-commerce B2B ainda é menos desenvolvido no Brasil, quem começar primeiro tem boas chances de se consolidar na dianteira do mercado. Empresas de importação, indústrias atacadistas, fornecedores de softwares como serviço (SaaS), entre outros, são algumas das empresas que podem facilmente se destacar no mercado com um e-commerce.

Ciclo de vendas mais ágil

O tempo que a sua equipe de vendas leva para fazer contato com um novo lead e nutri-lo com informações até que ele esteja pronto para fechar a compra pode ser reduzido com um e-commerce B2B, afinal, quem está em busca dos seus produtos e serviços na internet já tem a intenção de compra e pode se decidir mais rapidamente se puder fazer isso de maneira automática, sem a necessidade de ligar, ir até sua empresa ou qualquer contato direto.

Otimização de processos e controles

Outra facilidade que sua empresa poderá perceber ao criar um e-commerce B2B é a otimização de processos e controles de vendas. Com uma plataforma integrada ao seu CRM, ERP e ferramenta de automação de marketing, você cria um repositório de informações confiáveis sobre o seu público e pode agilizar os processos internos para efetivar vendas com mais facilidade.

O universo mobile também atinge as empresas B2B

O mercado está praticamente dominado pelos smartphones, e a compra em dispositivos mobile só cresceu nos últimos tempos. Se você tem um e-commerce B2B, pode muito bem atender a esse público de maneira diferenciada, oferecendo uma experiência única de compra em um site de vendas com design responsivo.

O marketing digital também é para o mercado B2B

O uso do marketing digital para empresas B2B é cada vez maior e, quando você aplica essas estratégias digitais para atrair tráfego para o seu e-commerce e gerar mais conversões, pode escalar o seu fluxo de vendas sem elevar o seu orçamento de marketing. Basta utilizar os recursos e estratégias certos e ver a sua empresa crescer e aparecer na internet.

Então, você está satisfeito com estes seis pontos ou precisa de mais informação para se convencer de que uma empresa B2B precisa de um e-commerce?

SANDRA R. TURCHI
É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.

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