sábado, 31 de março de 2018

Quais os principais problemas de sustentabilidade ambiental enfrentados por instituições de ensino públicas?

As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas também devem preocupar-se com questões de sustentabilidade e buscar aderir a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, dando o exemplo à sociedade. O presente artigo tem como objetivo geral verificar os principais problemas de sustentabilidade ambiental em IES públicas de Santa Catarina com base na A3P. Para atender a este objetivo, têm-se os seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento das publicações em eventos e periódicos com a aplicação do Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA em IES públicas; identificar os indicadores para cálculo da sustentabilidade; e verificar os Planos Resumidos de Gestão 5W2H existentes nos estudos. A metodologia quanto aos objetivos considera-se descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos trata-se de bibliográfica. No que se refere à abordagem do problema qualitativa. Ao final, concluiu-se que o indicador deficitário com índice mais elevado está relacionado à ecoeficiência da prestação de serviço e atendimento ao acadêmico, com 50%, seguido de indicadores contábeis, com 30%. Para a resolução desses conflitos, tem-se a gestão dos resíduos como mais citada, seguida de elaboração do balanço social e adequação da estrutura física.


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Stephane Louise Boca Santa
Elisete Dahmer Pfitscher

Fonte: RBC

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