terça-feira, 3 de outubro de 2017

Chefe abusivo faz mal para os outros e para ele mesmo

Um chefe com comportamento abusivo pode atrapalhar e muito o trabalho dos seus empregados. Pesquisas apontam que eles contaminam o ambiente de trabalho e aumentam os níveis de estresse da equipe. Agora, um novo estudo de professores americanos e chineses sugere que, no longo prazo, os efeitos negativos chegam até aos próprios gestores que perpetuam esse comportamento. 

O estudo, publicado na revista acadêmica "Academy of Management Journal" , aponta que tratar os subordinados mal pode até trazer alguns efeitos positivos imediatos, como menos desgaste mental. Após cerca de uma semana, no entanto, esse benefício se esvai e eles começam a sentir efeitos negativos, como perda de engajamento e insatisfação. 

Os resultados apareceram em três experimentos realizados nos EUA e na China, que envolveram 170 supervisores de empresas de diversos setores e 64 estudantes universitários. 

Um dos autores, Russell Johnson, professor de gestão da Universidade do Estado do Michigan, diz que há inúmeros estudos que documentam os efeitos negativos de ter um chefe abusivo, mas poucos investigam o que motiva esse comportamento. 

Os professores identificaram que o abuso acaba ajudando os supervisores a "economizarem" energia mental ao reprimir o comportamento ruim, o que explica o efeito positivo imediato. Mas o estudo também comprovou que isso dura pouco. "Apesar de esse comportamento ser benéfico para os supervisores de imediato, no longo prazo ele pode voltar para assombrá-los", diz.

Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário