sábado, 20 de maio de 2017

Auditoria na literatura internacional: conclusões para a base Scopus, de 2002 a 2015

Analisou-se o perfil das pesquisas em auditoria na literatura internacional. Especificamente, identificaram-se os autores, periódicos, artigos, países e instituições mais relevantes em auditoria, estimaram-se os temas recorrentes e traçou-se perfil dos autores mais relevantes. Aplicou-se método bibliométrico, conforme Vanti (2002). Os dados foram da base Scopus, para o período de 2002 a 2015. A relevância acadêmica consiste em acrescentar conclusões à discussão que Porte e Sampaio (2015) propuseram, e ainda apontar novas informações a speito dos autores e temas recorrentes. As conclusões do presente trabalho contrastaram com a contribuição anterior, principalmente a respeito dos artigos, autores e periódicos mais relevantes. Estima-se que as diferenças ocorreram devido à plataforma Scopus constituir base de dados mais ampla. Os trabalhos mais relevantes e os subtemas recorrentes podem apontar agendas para linhas de pesquisas em auditoria. O perfil dos pesquisadores e instituições podem prestar referências para que pesquisadores brasileiros tracem estratégias individuais de pesquisa.

Texto completo: Clique aqui

André Ricardo Reis Costa
Mestre em Contabilidade e Controladoria. Professor Assistente do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas.

Adenes Teixeira Alves
Mestre em Contabilidade e Controladoria. Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas.

Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares
Doutor em Administração. Professor Associado do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário