sábado, 20 de maio de 2017

Análise da relação entre estrutura de capital, crescimento, lucratividade e valor de mercado das companhias brasileiras de capital aberto

O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre estrutura de capital, crescimento, lucratividade e valor da empresa das companhias brasileiras de capital aberto. Para tanto, a pesquisa contou com uma amostra de 547 empresas, com informações obtidas nos demonstrativos financeiros anuais de 2006 até 2015, extraídas do banco de dados da Economatica®. Os resultados confirmaram que existe uma relação positiva e significante entre estrutura de capital e lucratividade, e, estrutura de capital e valor da empresa, seja a estrutura de capital de forma contemporânea ou defasada. O crescimento defasado dos ativos (defasado) impacta na lucratividade das companhias e o crescimento dos ativos impacta de forma direta no valor de mercado das empresas, de forma contemporânea. Por outro lado, não se pode inferir a relação entre o crescimento dos ativos e o valor de mercado das empresas do período seguinte. Por fim, a lucratividade impacta positivamente no valor das companhias brasileiras de forma contemporânea.

Texto completo: Clique aqui

Josimar Pires da Silva
Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB (2014).

Daiana Cardoso Silva
Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário