quarta-feira, 26 de abril de 2017

10 dicas práticas de gestão de pessoas para aplicar na sua empresa

Sempre é o momento certo de impulsionar o desempenho e a retenção dos talentos da sua equipe. Através de uma análise estratégica da sua gestão de performance é possível encontrar pontos de melhoria que realmente impactam nos resultados da sua empresa.

Na nossa série de artigos sobre as mudanças que estão ocorrendo na gestão de desempenho das organizações abordamos diversos assuntos e agora está na hora de colocar em prática.

1 – Metas e competências
Definir metas e competências alinhadas com a estratégia do seu negócio. Cada colaborador precisa entender como seu trabalho pode ajudar nos resultados da empresa.

2 – Reuniões de feedback
Incentivar reuniões frequentes de feedback e coaching entre o colaborador e seu gestor. Essas reuniões devem acontecer periodicamente durante todo o ano. Evite avaliações somente anuais, principalmente se tiver colaboradores da Geração Y na sua equipe. Neste artigo você pode ver 7 dicas para dar feedback para sua equipe.

3 – Reconhecimento social
Engajar os colaboradores em processos de reconhecimento social que envolvam seus pares. Encorajando a colaboração entre as equipes e a aprendizagem social/informal. Não concentre o papel do avaliador somente no gestor.

4 – Performance e remuneração
Separar as discussões de performance e remuneração. O desempenho deve ser um assunto do cotidiano e sem barreiras formais para ser discutido. Nem sempre será possível realizar ajustes de remuneração, mas isso não impede que a sua empresa trabalhe o desempenho de todos.

5 – Recompensas adequadas
Utilizar toda a organização na identificação dos funcionários mais importantes e recompensá-los de forma adequada (nem sempre financeiramente). Um talento pode estar em qualquer lugar de uma grande organização. O RH não consegue estar presente em qualquer situação que um talento pode estar e precise ser recompensado.

6 – Retenção de talentos
Cuidar da retenção dos seus talentos. Para isso, é essencial entender quem são as pessoas que tem mais resultados positivos no seu negócio. A gestão de talentos exige planejamento, processos e sistemas. Veja neste artigo 6 dicas efetivas para reter talentos.

7 – Revisar remuneração e bonificação
Revisar regulamente a remuneração e bonificação de acordo com o mercado e o desempenho do colaborador. Evite os altos custos do Turnover com uma equipe remunerada de acordo com o mercado.

8 – Planos de carreira personalizados
Criar planos de carreira personalizados para cada colaborador. Encoraje a divulgação e busca de oportunidades internas. As oportunidades internas são umas das melhores formas de manter seus talentos motivados. Veja aqui mais informações sobre a importância do planos de carreira personalizados.

9 – Novas tecnologias
Buscar novas tecnologias para ter processos de avaliação e aprendizagem mais eficientes, transparentes e engajantes. Mantenha-se atualizado das novas soluções em nuvem (Cloud). Afinal, estamos em 2017, muitas vezes as planilhas não vão trazer a agilidade e credibilidade que seu negócios precisa.

10 – Preparar-se para as novas gerações
Entender e valorizar as diferenças. Esteja preparado para as novas gerações que estão chegando no mercado de trabalho. Essa mudança de geração não tem volta, se adaptar é uma obrigação.

Então, sua organização ainda precisa aplicar muitas dessas ações? Não tente abraçar o mundo. Escolha ainda hoje três dessas dicas e ponha em prática.

E uma última dica super importante: Envolva seus líderes nessas iniciativas e acompanhe a evolução com atenção no alinhamento da cultura da sua empresa.

POR FELIPE BATALHA

Fonte: Impulse

Nenhum comentário:

Postar um comentário