quinta-feira, 13 de abril de 2017

10 dicas para reduzir custos racionalmente

Enxugar despesas desnecessárias é fundamental para qualquer empresa, independentemente do cenário econômico. Mas, para cortar gastos de forma adequada, é preciso realizar análises mais racionais. “Um erro comum é cortar colaboradores ou gastos de maneira desordenada. Antes de fazer qualquer demissão ou corte drástico, é fundamental analisar o impacto nos processos”, afirma Reinaldo Domingos, coautor do livro Papo Empreendedor e da apostila Educação Financeira para empreendedores (Editora DSOP). 

Segundo o especialista, as reduções no quadro de funcionários costumam provocar queda na moral da equipe. “Isso reduz, de certa forma, o grau de comprometimento com as metas empresariais”, completa. Veja a seguir as suas recomendações: 

1.    Identificar todos os itens de custos e despesas. Levantar o valor médio e total, durante, pelo menos, os últimos seis meses, colocando essas informações em uma tabela ou planilha eletrônica

2.    Separar os custos por tipo, ou seja, custos variáveis e custos fixos; 

3.    Fixar meta de redução de cada item da despesa para os próximos meses, após avaliação dos riscos e consequências que esse corte trará à empresa. Essa previsão de custos deve ser feita mensalmente

4.    No acompanhamento dos custos, é necessário comparar essa previsão com quanto foi efetivamente gasto no mês e verificar se a meta foi alcançada. Caso não tenha sido atingida, é preciso identificar as razões 

5.    Todos os passos até aqui apresentados devem ser repetidos continuamente, para obter os resultados planejados. Estabeleça novas metas e novos resultados, criando, dessa forma, o hábito de diagnosticar, planejar e controlar os custos da sua empresa

6.    Na elaboração do plano de redução de custo (previsão de custo), escolha, em primeiro lugar, os itens de despesas em que deve concentrar esforços e que ofereçam a possibilidade de economia sem muita dificuldade 

7.    Para tanto, concentre-se, primeiramente, nos custos associados a desperdício de dinheiro. questione cada item: se ele é necessário e se agrega valor à empresa e/ou aos clientes. Em caso negativo, ele deve ser eliminado ou ter uma redução gradativa até ser extinto por completo 

8.    A atenção deve ser redobrada para os gastos com maior valor, pois eles oferecem uma ótima oportunidade de economia

9.    É bom lembrar que a redução de custos pode ser danosa para o desenvolvimento das atividades da empresa no futuro. Ao fazer o plano de economia, certifique-se de que seus níveis atuais de qualidade não serão afetados e que competências da empresa – necessárias para atender os seus objetivos – não serão suprimidas 

10.    Caso você tenha dificuldade em trilhar os passos anteriormente sugeridos, é recomendado procurar a ajuda de um profissional especializado em custos ou cursos para capacitação nessa área

Fonte: SM

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