terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

24/02 CFC recebe presidente da OAB em debate sobre novo Código do Processo Civi

Evento será na próxima quinta-feira (26/02). Presidente do CFC, José Martonio, mediará o debate

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) receberá como palestrante na primeira edição de 2015 do projeto Quintas do Saber, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

O evento será realizado na próxima quinta-feira (26/02), às 16h, e é uma parceria entre a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e o CFC. O presidente do Conselho, José Martonio Alves Coelho, mediará o debate.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho (à esquerda), recebeu a visita, no CFC, em dezembro de 2014, do presidente do CFOAB, Marcus Vinícius Coêlho

O Quintas do Saber discute temas que tenham impacto no desenvolvimento do país. Neste encontro, o debate será sobre o novo Código do Processo Civil, que trará importantes mudanças no sistema recursal civil em comparação ao atual. As mudanças têm como objetivo aumentar a agilidade no julgamento de ações civis. Entre elas, o julgamento de causas por ordem cronológica; audiência de conciliação no início do processo, para se tentar acordo e evitar abertura de ação; entre outras.

O texto (PLS 166/2010) foi aprovado pelo Senado em 2010 e pela Câmara dos Deputados em 2014, mas teve que retornar para análise dos senadores após algumas mudanças solicitadas por deputados federais. Ele segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. A expectativa é que seja sancionado em março deste ano, após cinco anos de tramitação.

O presidente da OAB, convidado do Quintas do Saber, afirma que as mudanças no Código beneficiarão advogados privados e públicos e, por consequência, o cidadão. “É, sem dúvida, um dos momentos mais importantes vividos pela advocacia. ​Trata-se do primeiro código elaborado em nosso período democrático, em substituição ao texto vigente há mais de 40 anos”, explicou Marcus Vinicius.

Desde que foi criado, em fevereiro de 2014, o Quintas do Saber já abordou diversos temas importantes e trouxe nomes relevantes para debates na sede do CFC. Segundo a presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, o projeto visa fortalecer a ciência contábil com a discussão de temas atuais de interesse da categoria e da sociedade brasileira. “Que possamos seguir em frente”, concluiu Maria Clara.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.abracicon.org.br.

Fonte: CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário