quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

27/02 A Contabilidade na educação financeira familiar

Quando se fala em Profissional da Contabilidade, logo vem à mente uma pessoa responsável pelo controle contábil, financeiro e tributário de empresas, sejam elas públicas, privadas, de todos os portes. No entanto, de acordo com o delegado do CRC SP em São Vicente, Marcelo Rocha, a educação financeira começa em casa e o Profissional da Contabilidade pode ajudar pais e até mesmo crianças a gastar com segurança, poupar, economizar. 

Esta semana, o delegado conversou com o CRC SP Online e falou sobre como Contadores e Técnicos em Contabilidade podem criar e cultivar na sociedade uma visão mais consistente sobre a importância do dinheiro. 

É comum famílias acionarem Profissionais da Contabilidade para organizar a vida financeira do lar? 

Infelizmente não. O brasileiro não tem a cultura do poupar, planejar e organizar suas finanças. Atualmente, os meios de comunicação têm veiculado muitas orientações a respeito, pois o número de famílias com problemas vêm aumentando ano a ano. 

Em que momento os pais veem a necessidade de pedir "socorro" a um profissional especializado? 

Eles buscam ajuda quando o caso já é extremo e a família não consegue mais fazer um plano de reestruturação das finanças do lar. Ações preventivas deveriam ser praticadas, mas isso não acontece. Quando a situação foge do controle, a ajuda profissional chega para evitar também conflitos internos, já que o corte drástico nos gastos pode causar algumas discussões, especialmente entre o casal e entre pais e filhos. Os membros da família precisam abrir mão de privilégios como TV a cabo, almoços em restaurantes.   

Quais os maiores erros dos adultos no controle das finanças?  

O maior erro é a falta de planejamento. É muito importante, já no início dos problemas financeiros, que a família se una e comece a anotar tudo o que tem de gasto no mês. Com isso, é possível montar uma planilha, inserir todos os valores e visualizar o que a família ganha e o que gasta. A família deve priorizar a redução de gastos e aumento da liquidez, ou seja, a sobra de dinheiro no mês.  

Desde quando os pais devem ensinar as crianças a economizar?

A partir do momento que as crianças reconhecem o valor do dinheiro. O ensinamento é simples e hoje muitas escolas já inseriram nas suas estruturas curriculares disciplinas que trabalham este assunto. Uma dica para iniciar este processo é levar a criança a alguma loja. No momento que o filho quiser comprar várias itens, os pais devem explicar que, ao economizar a mesada por "x" meses, ele conseguirá comprar os produtos.  Não podemos esquecer que as crianças precisam de exemplos, então os pais devem fazer o mesmo.  

Qual o papel do Profissional da Contabilidade numa sociedade consumista? 

Atualmente, consumo é moda e ele aumenta graças às linhas de crédito superfacilitadas que são liberadas pelo governo, pelas instituições financeiras. O problema é que ninguém ensina a população a utilizar esse dinheiro. Aí surge a inadimplência e os problemas familiares. O Profissional da Contabilidade tem importante função nesse processo educacional, cultural. Ele deve se colocar à disposição e alertar a sociedade sobre os riscos de se gastar sem planejar.  

Que tipos de ações os Profissionais da Contabilidade podem realizar em suas cidades para ensinar a população a ter uma vida financeira saudável?

O Profissional da Contabilidade pode ajudar a sociedade ministrando palestras na comunidade, em empresas e universidades. Atuamos como consultores, ensinando, contribuindo com o planejamento, o controle dos custos e investimentos de pessoas jurídicas, mas também de pessoas físicas. 

Fonte: CRC/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário