quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

19/02 Ramo Consumo terá diagnóstico

Conselho Nacional fará entrevistas a partir de abril

Brasília (14/02) - A partir do mês que vem, serão iniciadas as ações voltadas à identificação do ramo Consumo. A estimativa é que, em abril, as 112 cooperativas brasileiras do ramo recebam um questionário, visando à elaboração do primeiro diagnóstico do setor. A intenção é conhecer com profundidade a realidade e as demandas específicas dessas cooperativas.

Esse é o resultado principal da reunião dos membros do Conselho Nacional do ramo Consumo ocorrida ontem, na Casa do cooperativismo. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, falou sobre a importância de identificar os pontos principais para a promoção e reconhecimento da atividade. 

“Sabemos que os órgãos regulamentadores em suas mais variadas instâncias não compreendem o ramo. É preciso conhecer a fundo as cooperativas de consumo. Com isso, ficará mais fácil dialogar com representantes das esferas judicial, executiva e legislativa, em prol do reconhecimento que queremos, principalmente quando direcionamos o discurso para o tratamento tributário específico”, analisa Márcio Freitas.

Segundo o coordenador do Conselho, Márcio Valle, atualmente o principal problema do setor gira em torno da questão tributária. “Somos o único ramo do cooperativismo que é tributado como se fosse uma empresa mercantil. Além de gerar insegurança, isso nos impede de investir e de crescer”, lamenta Valle.

DIAGNÓSTICO – Márcio Valle explicou que o questionário possui cerca de 40 questões e para que 100% das cooperativas respondam as perguntas, haverá uma mobilização por parte das unidades estaduais e Nacional, além dos representantes do ramo.

Para ele, o resultado do diagnóstico servirá de base para aprimorar as estratégias de atuação.

CRONOGRAMA – Todo o trabalho de aplicação do questionário, compilação dos dados e elaboração do diagnóstico demandará cinco meses. “Em nossa programação, previmos que, em agosto, seja possível apresentar o resultado de nossa pesquisa ao Conselho Consultivo do ramo, unidades estaduais e suas cooperativas. Acredito que teremos uma ideia bem clara sobre o setor”, declara a gerente técnica e econômica da OCB, Clara Maffia.

PLANO DE AÇÃO – Além de discutir sobre o diagnóstico, o Conselho também tratou do Plano de Ação 2014. Ao longo deste ano as ações serão direcionadas aos resultados deste mapeamento e à aproximação com o governo federal.

NÚMEROS – Atualmente, 19 estados representam o ramo Consumo, congregando 2,8 mil associados. Em 2012, foram gerados aproximadamente 12 mil empregos diretos.

Fonte: OCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário