quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

20/02 Agilidade em registros é uma das prioridades no Conselho Federal de Contabilidade

O vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, Nelson Zafra, afirmou, na manhã desta terça-feira (18), que trabalhará para agilizar o processo de registro de profissionais, além de otimizar os processos de alterações e tramitações oficiais junto ao CFC, órgão que representa 490 mil profissionais em todo o País. “O registro é a porta de entrada do profissional no Conselho. Atualmente, o grande desafio é buscar mais agilidade nesses processos”, disse Zafra.

A declaração foi feita durante o Seminário de Planejamento Estratégico do CFC, que, até esta quarta-feira (19), reúne conselheiros e vice-presidentes, no teatro do Hotel Royal Tulip, em Brasília. O evento debate as principais metas e desafios dos 27 gestores dos Conselhos Regionais – dos novos e dos reeleitos. Neste ano, tem inicio as novas gestões no CFC e nos Conselhos Regionais de Contabilidade, com mandato de dois anos.

Os participantes também receberam orientações sobre o SPER, o Sistema de Processo Eletrônico de Registro. Ferramenta eletrônica para tramitação e julgamento dos processos de Registro do Sistema CFC/CRCs, o SPER tem por finalidade agilizar e dar maior eficácia e segurança ao andamento dos processos. A utilização da ferramenta é obrigatória desde abril de 2013. Desde então, 46.014 processos foram tramitados por meio da plataforma online. “Anteriormente, todo o processo era feito no papel”, lembra o vice-presidente.

O Sistema funciona da seguinte maneira: o contabilista interessado dá entrada na petição no Setor de Protocolo do CRC; o documento é protocolado e, no mesmo momento, é inserido no Sistema de Processo Eletrônico de Registro.  Com o SPER, toda a tramitação dos processos será online, desde o encaminhamento ao Setor de Registro, passando pelo relato do Conselheiro Relator até a deliberação pela Câmara de Registro do CRC e a homologação pelo Plenário do Regional. Em caso de recurso, o processo será enviado, também por meio eletrônico, ao CFC.

A expectativa é que, ainda em 2014, todos os processos de registros sejam feitos por meio da ferramenta online.

Fonte: CRC/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário