sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

10/01 Mudar só por mudar não é a solução

Conversando com um vendedor que trabalhou 20 anos com vendas internas em uma empresa do ramo varejista, até então o seu primeiro e único emprego, ele me contou que trocou de empresa e segmento com o objetivo de mudar para melhor. Passou a trabalhar como vendedor externo de uma empresa de serviços onde os clientes são pessoas jurídicas.
Disse que não vislumbrava na empresa anterior perspectiva de crescimento profissional e financeiro. Acredita que na nova atividade será diferente, pois o mercado de serviços está sempre em expansão e a venda externa exige mais atitude do vendedor.
Interessante que essa pessoa passou boa parte da sua vida para perceber que deveria mudar. Realmente é muito tempo perdido! Mas será que a solução é apenas mudar de empresa e segmento? Será que não lhe faltou atitude durante todo esse tempo?
No ramo de vendas, assim como em outras atividades, muitas pessoas param no tempo e só percebem isso depois dos 40 anos de idade. Olham para trás e veem que realmente não avançaram profissionalmente e querem consertar o erro do dia para a noite. Todo crescimento profissional é lento e progressivo, exigindo sacrifícios, persistência e mudanças constantes.
Vejamos a seguir algumas dicas para crescer progressivamente e ser um profissional de vendas de sucesso:
APRENDIZADO CONTÍNUO: No mercado competitivo não se cresce mais apenas com base na experiência prática. É fundamental o domínio do conhecimento. Em vendas, deve-se conhecer muito bem o mercado, produto/serviço, clientes, concorrência, empresa, técnicas de vendas e negociação etc. Além disso, é importantíssimo o autogerenciamento. Mesmo com muito conhecimento, o aprendizado deve continuar em evolução em busca do aprimoramento, pois quando se para de aprender entra-se no processo de declínio.
SER CONSULTOR DOS CLIENTES: Vender no mercado moderno não é mais apenas falar de produtos/serviços, mas, principalmente, auxiliar o cliente a comprar bem. Ou seja, solucionar os problemas dos clientes. Para isso, o vendedor tem de ser um competente consultor de vendas dos seus clientes, identificando seus problemas e necessidades para poder solucioná-los.
FLEXIBILIDADE PARA MUDAR: A mudança é o combustível do crescimento, mas, para muita gente, é uma grande ameaça, levando a acomodação. Os vendedores de sucesso chegaram lá porque enxergaram na mudança uma oportunidade de crescimento. Vale lembrar que no mundo moderno as mudanças são rápidas e constantes, exigindo bastante flexibilidade dos vendedores e a rápida capacidade de adaptação.
SER PACIENTE E PERSISTENTE:  atividade de vendas não é tão fácil de ser desempenhada. Os clientes têm comportamentos diferentes: uns são menos e outros são mais exigentes; alguns gostam de uma boa conversa enquanto outros são de poucas palavras; uns são mais lentos e outros são mais rápidos nas suas decisões. Por outro lado, as empresas cobram produtividade. Tudo isso confunde a cabeça dos vendedores, criando grandes obstáculos no processo da venda. Diante dessas dificuldades, muitos vendedores desistem ou se mantêm na mediocridade. Mas isso é fruto da falta de atitude para aprender e ter a capacidade de mudar de comportamento.
TER VISÃO DE FUTURO: Muitas pessoas se prendem ao passado e deixam de lado o hoje e o amanhã. O passado é bom, serve de experiência, mas já ficou para trás. É a motivação para um futuro melhor, porém não se deve mais perder tempo com ele. O importante é viver bem o presente, mas com os olhos bastante abertos para o amanhã. Isso exige aprimoramento contínuo e capacidade para mudar constantemente.
CONSTRUIR RELACIONAMENTOS: A falta de sucesso de muitos vendedores está na prática de relacionamentos de curto prazo com os clientes, por visarem apenas a venda imediata e a comissão. O ganho financeiro crescente e sustentável é consequência de um trabalho benfeito. E isso é conseguido através da solução dos problemas dos clientes com competência e profissionalismo, da venda consultiva. Quando os clientes percebem credibilidade no vendedor e usufruem dos benefícios dos seus produtos e serviços, com certeza haverá solidificação e estreitamento nos relacionamentos, essenciais para o sucesso em vendas.
por Antonio Braga

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