sábado, 10 de agosto de 2013

10/08 Classe contábil celebra o Ano da Contabilidade em evento oficial no Rio

Evento realizado na SEFAZ-RJ contou com a participação do Secretário de Fazenda do Estado, do Presidente do CFC e da Presidente do CRCRJ

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) realizou ontem (08/08), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade, evento oficial de celebração da campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”, do CFC. O encontro contou com a participação do Secretário de Fazenda, Renato Villela, do Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Contador Juarez Domingues Carneiro, e da Presidente do CRCRJ, Contadora Diva Gesualdi. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria de Fazenda de Estado do Rio, no Centro do Rio.

O Secretário de Fazenda ressaltou a importância do profissional de Ciências Contábeis na transparência da gestão pública e no desenvolvimento da cidadania. De acordo com Renato Villela, a Contabilidade exerce papel central na melhoria da gestão e no alcance de resultados. Villela também destacou a relevância da adoção de normas internacionais de Contabilidade no setor público.

A presidente do CRCRJ, Diva Gesualdi, apontou a Contabilidade como atividade essencial em todos os setores da sociedade e comentou sobre a necessidade de um reposicionamento da imagem do profissional contábil, mote principal da campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”. “Precisamos, de uma vez por todas, mudar a imagem deturpada e injusta da nossa profissão.”, frisou a presidente. Diva encerrou seu discurso dando as boas vindas aos profissionais a uma nova era da Contabilidade no Brasil.

Após um breve histórico sobre o surgimento e desenvolvimento da profissão, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, informou que a campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil” está entrando em uma nova fase, de “choque de mídia”. “Vamos projetar nos meios de comunicação informações para a sociedade, para que as pessoas conheçam a Contabilidade, o seu papel, e aquilo que podemos fazer para a sociedade como um todo.” O presidente do CFC afirmou, ainda, a importância da Contabilidade do Brasil em nível mundial e ressaltou que o Rio de Janeiro está entre os Estados que apresentam estágios mais avançados de implantação das novas regras de Contabilidade pública no país.

Sobre a campanha

Em março deste ano, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançou a campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”, apoiado por todos os Conselhos Regionais, no Senado Federal, em Brasília. O projeto prevê uma série de ações que projetem de forma sistemática e maciça uma figura mais real à realidade dos profissionais da Contabilidade, que já são 53 mil só no Estado do Rio de Janeiro e quase meio milhão em todo o Brasil.

Parceria entre CRCRJ e SEFAZ

A Secretaria de Fazenda de Estado do Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio reúnem-se a cada dois meses com a Receita Federal e as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Rio de Janeiro para discutir assuntos que envolvem os órgãos de governo nas três esferas e na classe contábil. Além disso, o Auditor Geral do Estado, Eugênio Manuel da Silva Machado, e o Contador Geral do Estado, Francisco Iglesias  integram a Comissão de Área Pública do CRCRJ, que vem promovendo seminários e discussões ligados à Contabilidade Pública e a outras áreas afins

Fonte: CFC
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário