segunda-feira, 18 de abril de 2016

18/04 Relação entre as características do comitê de auditoria e a qualidade da auditoria independente

A identificação de quais características do comitê de auditoria estão relacionadas com a qualidade da auditoria independente, nas empresas listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa da BM&FBovespa, é o objetivo deste estudo. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e quantitativa. Os dados foram obtidos nos relatórios públicos de 57 empresas do ano de 2013 e analisados por meio de regressão linear múltipla. Para mensurar a qualidade da auditoria adotou-se o modelo IQUA, proposto por Braunbeck (2010). Da análise dos resultados pode-se inferir que a auditoria de melhor qualidade é obtida em empresas que possuem comitês de auditoria cujos membros tenham conhecimento em contabilidade e finanças; que atuam na aprovação de serviços de não auditoria e que adotam procedimentos para receber e tratar queixas. Por outro lado, empresas com comitês responsáveis pela eficiência e eficácia dos controles internos tendem a apresentar auditoria de menor qualidade. Dentre as variáveis de controle observou-se que empresas com ativo total maior, pertencentes ao nível 1 ou ao nível 2 de governança corporativa, e que tiveram crescimento em seu ativo, estão relacionadas com auditoria de menor qualidade.


Texto Completo: Clique aqui

BRUNA TEIXEIRA - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC-UFSC).
􀀃
RAPHAEL VINICIUS WEIGERT CAMARGO - Doutorando do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC-UFSC).
􀀃
ERNESTO FERNANDO RODRIGUES VICENTE - Pós-Doutorado em Governança pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Professor do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário