quinta-feira, 24 de março de 2016

24/03 O que é Valuation?

Valuation é o termo para “Avaliação de Empresas” ou “Avaliação de Negócios”, é o processo de estimar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações.

Existem diversas metodologias para a avaliação, sendo que a mais comum e aceita pelo mercado é a metodologia de cálculo através do fluxo de caixa descontado (FDC). Entretanto, vale ressaltar que não existem avaliações 100% precisas, embora a metodologia seja amparada por pesquisas e estimativas, há o fator do imponderável que é impossível de ser previsto, principalmente atualmente quando as coisas mudam com uma velocidade espantosa.

Valor, custo e preço tem significados diferentes.

Valor é uma medida subjetiva do montante referente à utilidade ou benefício que obtemos ao usufruir um determinado bem ou serviço (tangível ou intangível).

Custo é montante monetário despendido no processo de produção ou aquisição de um bem ou serviço.

Preço, no sentido inverso de custo, é o montante recebido pelo vendedor de um bem ou serviço.

A Importância do Valuation

O custo e o preço de um bem podem ser maiores ou menores que o “valor” que atribuímos ao bem. Daí a importância do Valuation, que visa compreender o valor real de um negócio, fundamental para qualquer investimento de compra ou venda de participação.

Além disso, conhecendo esse valor é possível explorar os aspectos que valorizam a empresa ou que fazem valer menos, trabalhando essas deficiências ao longo do tempo.

Motivos para se fazer o Valuation:
  • Compra ou venda de participação de um negócio ou empresa.
  • Fusões / Joint Ventures
  • Indicador estratégico / avaliação dos intangíveis (marca, capital intelectual)


Nenhum comentário:

Postar um comentário